Kaksi Media

E o editor ganhou mais encanto com o WordPress 4.3

O editor do WordPress registou diversas novidades na versão 4.3, que foi lançada esta semana.

Por entre as habituais centenas de implementações e alterações que acontecem em cada versão, há algumas mais abrangentes que outras, com relevância para todos os utilizadores.

As mudanças no editor, quando ocorrem, são das mais notórias porque é algo com que os utilizadores interagem com maior regularidade para criar e gerir conteúdos.

E estas são modificações boas (bom, pelo menos para nós são boas e acreditamos que para ti também).

Mudanças

Uma das alterações passa pela contagem das palavras e caracteres. A actualização da contagem passa a ser feita quando paramos de escrever, em vez de ocorrer quando carregamos no ‘enter’ ou no regressar. Muitos caracteres que não deveria contar como palavras passam a estar excluídos desta contagem. Os emoji, se os usas, passam a contar como um caracter e não dois.

Os apreciadores de Markdown vão gostar das novidades. O editor faz uma aproximação a esta linguagem, que é de aprendizagem simples e pode ser utilizada por qualquer pessoa.

Carregando em * ou – passa a criar de imediato uma lista. O mesmo acontece para 1. ou 1), neste caso para listas numeradas. Não queres criar listas? Podes desfazer de várias formas: carregar na tecla de regressar, usar o conhecido botão de desfazer (undo) ou através da combinação de teclas ctrl/cmd+z ou esc.

Se começares um parágrafo usando entre dois a seis símbolos de numeração (#), convertes o texto em cabeçalho. Por exemplo, dois # fazem um cabeçalho dois, ### correspondem a cabeçalho três e por aí fora até aos seis.
Se começares um parágrafo com o símbolo > o texto converte-se em citação.

Editor do WordPress

Barra de ferramentas

A criação de ligações (links) tem agora uma barra de ferramentas de auxílio. Aparece quando colocamos o cursor em cima da ligação e permite a edição rápida. E se carregarmos no endereço que surge nessa barra abre-se a página de destino num novo separador do navegador.

Não é a ‘next big thing’ mas facilita o trabalho na criação de ligações.

Mais uma coisa…

Chega, por fim, a resposta a um pedido de muitos utilizadores: Os comentários passam a estar fechados por omissão na criação de páginas. É um pequeno mas significativo melhoramento. Até agora era necessário desactiva-los página a página, usar um plugin ou aplicar umas linhas de código.

O WordPress ficou ainda melhor.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.