Kaksi Media

3 Mil Milhões de Euros. Foi quanto os portugueses aplicaram em compras pela Internet

Seja pela comodidade, pelo acesso a produtos que não têm à porta de casa, pelo preço e pelas promoções, pela informação disponível de imediato, o certo é que os portugueses fazem cada vez mais compras pela Internet.

Em 2014 o número de transações chegou aos 12,9 milhões, o que significa um crescimento de 14,2 por cento.

Os dados são da SIBS, a entidade que gere o sistema multibanco em Portugal. O valor destas compras (e vendas) atingiu os 3 mil milhões de euros.

Está tudo no estudo “Online Consumer Payment Analytics”.

Numa avaliação a cinco anos, desde 2010, verifica-se que o comércio online cresceu 1.500 milhões de euros, numa média de 375 milhões de euros por ano.

Numa análise que inclui o panorama europeu, vemos que, em Portugal, os consumidores gastaram em média 600 euros no comércio online. Um valor em linha com os italianos. Em Espanha, este valor chega aos 900, na Holanda aos 2.200 euros e no Reino Unido está já 4 mil euros.

Reino Unido, Suécia e Holanda são, aliás, os líderes europeus ao nível do comércio eletrónico.

Estes indicadores revelam que, em Portugal, apesar da subida contínua, há ainda uma considerável margem de crescimento.

Quanto gastaram os portugueses em compras online em 2014

O que foi comprado

Estadias em hotéis e bilhetes de avião são os produtos mais comprados online em Portugal, seguindo-se as roupas e sapatos, CD, DVD, jogos e livros. Depois surgem os produtos para a casa e logo a seguir a saúde e beleza.

Cerca de 24 por cento das compras é efectuada em lojas portuguesas, sendo o cartão de crédito o meio preferido para fazer o pagamento.

O MB Net, serviço que permite gerar cartões de crédito temporários, registou mais de 1,3 milhões de aderentes em 2014, mais 16,5% do que em 2013. Ao longo do ano foram realizadas cerca de 2,24 milhões de operações que totalizaram 113 milhões de euros.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.