Todos sabemos que Roma não foi feita num dia. Ou a Torre Eiffel. Aliás, a mais famosa torre do mundo demorou ano e meio a ficar pronta? Um bom trabalho leva tempo. Tal como um bom website (mas não tanto tempo assim).
Criar um website consome algum tempo. Para planear, desenhar, desenvolver, criar e inserir os conteúdos, realizar ajustamentos, testar, testar e, ainda, mais testes, até que chega o momento de o colocar online.
Alojamento e domínio
É importante escolher um bom alojamento. Claro que o preço é determinante mas ninguém gosta de ver o website ficar ‘em baixo’ porque os recursos do alojamento escolhido são escassos para as necessidades. Seja realista quanto à complexidade do seu website e ao número de visitantes que poderá acolher. É muito importante escolher um excelente nome para o seu domínio. De preferência deverá escolher o nome da sua empresa ou projecto mas cada caso é um caso.
Wireframe
A wireframe é como uma planta de uma casa. Um desenho, um esquema que representa o seu website no primeiros passos para o desenvolvimento.
Design
É o próximo passo. Quando os ‘desenhos’ se transformam em algo mais.
Código
É a página web a tomar forma. Não é apenas um desenho. Começa a falar uma linguagem.
Conteúdo
Uma página web é muito mais que o seu aspecto. O conteúdo é rei. O que é o conteúdo? São os textos, as fotografias, os gráficos, o vídeo, aquilo que pretende publicar e comunicar.
Testar
É um passo fundamental. Tem de se testar tudo. Uma vez, duas, as vezes nacessárias. E mesmo depois de todos os testes…
Online
O grande momento. O momento em que o website ganha vida e fica disponível para todos na Internet. Missão cumprida? Claro que não. Ficou cumprida apenas em parte. Há ainda muito trabalho a fazer. Correcções, ajustamentos, actualizações, mudanças, etc. Um website deve ser um organismo vivo.