7 Passos para criar um website

Torre Eiffel construção

Todos sabemos que Roma não foi feita num dia. Ou a Torre Eiffel. Aliás, a mais famosa torre do mundo demorou ano e meio a ficar pronta? Um bom trabalho leva tempo. Tal como um bom website (mas não tanto tempo assim).

Criar um website consome algum tempo. Para planear, desenhar, desenvolver, criar e inserir os conteúdos, realizar ajustamentos, testar, testar e, ainda, mais testes, até que chega o momento de o colocar online.

Alojamento e domínio

É importante escolher um bom alojamento. Claro que o preço é determinante mas ninguém gosta de ver o website ficar ‘em baixo’ porque os recursos do alojamento escolhido são escassos para as necessidades. Seja realista quanto à complexidade do seu website e ao número de visitantes que poderá acolher. É muito importante escolher um excelente nome para o seu domínio. De preferência deverá escolher o nome da sua empresa ou projecto mas cada caso é um caso.

Wireframe

A wireframe é como uma planta de uma casa. Um desenho, um esquema que representa o seu website no primeiros passos para o desenvolvimento.

Design

É o próximo passo. Quando os ‘desenhos’ se transformam em algo mais.

Código

É a página web a tomar forma. Não é apenas um desenho. Começa a falar uma linguagem.

Conteúdo

Uma página web é muito mais que o seu aspecto. O conteúdo é rei. O que é o conteúdo? São os textos, as fotografias, os gráficos, o vídeo, aquilo que pretende publicar e comunicar.

Testar

É um passo fundamental. Tem de se testar tudo. Uma vez, duas, as vezes nacessárias. E mesmo depois de todos os testes…

Online

O grande momento. O momento em que o website ganha vida e fica disponível para todos na Internet. Missão cumprida? Claro que não. Ficou cumprida apenas em parte. Há ainda muito trabalho a fazer. Correcções, ajustamentos, actualizações, mudanças, etc. Um website deve ser um organismo vivo.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.