Kaksi Media

8 informações fundamentais na apresentação de produtos na loja online

Um dia visitei uma loja online em busca de um aparelho electrónico. O dispositivo era popular por isso não foi complicado chegar a diversos locais que o anunciavam.

O problema era a forma como alguns desses sites o apresentavam. Havia de tudo. Desde descrições demasiado longas, a ‘cheirar’ a copiar / colar do manual ou do site do fabricante, até aqueles que diziam numa frase o que precisava de um pouco mais de detalhe. Também havia fotografias para todos os gostos, incluindo algumas que pareciam ter sido feitas por máquinas de crianças. Até encontrei sites em que o preço era ‘sob consulta’. Isto para um vulgar artigo de consumo com um preço mais ou menos definido.

Um dos trunfos para uma loja online de sucesso passa por estabelecer credibilidade e transmitir segurança. Dizer ao nosso potencial cliente que sabemos o que estamos a vender.
Por isso, alguns dos nove problemas a resolver antes de abrir uma loja online têm a ver com a apresentação dos produtos. Este é um ponto fundamental.

Lembra-te que a tua montra é apenas visível e que o cliente não pode pegar na embalagem (ou mesmo no produto) e ler as informações disponíveis. Portanto, tens de as oferecer de forma simples mas profissional, com rigor e acompanhadas de boas imagens.

Loja online: apresentação dos produtos

Nome

Todos os produtos têm um nome. Este será o mais simples de todos os elementos a disponibilizar. Trata-se apenas que fornecer o seu nome oficial. A não ser que vendas os teus próprios produtos. Nesse caso tens de pensar no melhor nome possível. Faz com que seja simples, fácil de pronunciar e entender.

Código de identificação

É, sobretudo, uma informação importante para quem gere a loja online mas pode ser de utilidade para os clientes. Tal como o nome, o código ajuda a identificar os produtos. É essencial para lojas de média e grande dimensão. Deve ser único para cada produto.

Descrição

É um dos elementos decisivos. A descrição deve ser informativa, indicando de forma simples o que é, para que serve o produto e como pode ser utilizado; Mas também deve ser apelativa, dizendo como pode ajudar a vida ou vivência do cliente. O texto deve ser elaborado com cuidado, utilizando palavras comuns, não deve ser demasiado longo mas também não pode ser demasiado curto.

Preço

O preço do produto é outro elemento decisivo. Deve ser ponderado o seu custo de aquisição junto do fornecedor (ou o custo de produção), a sua margem de lucro e a realização futura de promoções. Não faça preços de ânimo leve. Tem em consideração que a tua loja online tem custos operacionais que tens de pagar. Também tem uma renda (alojamento do site) e outras despesas que se podem equiparar à electricidade, água, limpeza e outros pequenos nadas que envolvem uma loja física. Por exemplo, para teres uma loja online precisas de acesso à internet, suporte técnico, apoio de outros profissionais, entre outros aspectos que muitas vezes são descurados.

Peso e Dimensões

Se vendes artigos digitais, não é uma preocupação mas se vais enviar os produtos através de uma transportadora o peso e as dimensões das embalagens são decisivos para estabelecer o preço do frete. Têm se ser calculados com rigor.

Stock

Encarado como sendo algo menor no meio de outras preocupações bem mais sérias, a gestão de stocks não deve ser vista com ligeireza. É uma daquelas coisas às quais só damos importância quando falha. Não é agradável informar clientes que não podemos enviar o produto adquirido, e pelo qual já terá pago, ou que só o poderemos enviar duas semanas depois, porque fomos descuidados na gestão dos stocks. Lembras-te do que falamos sobre a importância da credibilidade de uma loja online?

Fotografias

É outro dos elementos decisivos no processo de compra e que pode determinar o passo que existe entre a intenção de compra e a sua conclusão. Muitas vezes é um aspecto desvalorizado mas as fotografias dos produtos são tão importantes como a descrição e o preço. Opte sempre por fotos de muito alta qualidade (não confundir com resolução), feitas e editadas por quem percebe do assunto. De preferência apresente imagens de vários ângulos.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.