E se, um dia, numa grande viagem de carro e já longe de casa um dos pneus furar? A solução é fazer uso do pneu suplemento. Por norma é daqueles limitados, um pouco diferentes dos outros e com limitações na velocidade.
E se outro pneu furar? Não resta outra solução que não seja recorrer a um reboque e pedir a deslocação até uma oficina automóvel. E se for fim-de-semana?
A verdade é que poderíamos contar esta história numa perspectiva de encontrar problemas através de problemas.
Na Kaksi decidimos um dia que uma das nossas tarefas seria identificar os problemas para encontrar as melhores soluções.
Temos um plano B, um plano C e um plano D. Não precisamos de mais planos, nem letras, porque temos a certeza que chegam os primeiros. Aliás, o nosso plano A é já q.b. para nos deixar dormir descansados.
O que é o Plano A
Fazemos as nossas própria cópias de segurança. Confiamos, de forma plena, nos backups que são feitos pelas empresas de alojamento que escolhemos para nossas parceiras. Mas o nosso plano A são os nossos próprios backups.
Realizados com a periodicidade que consideramos adequada a cada projecto, as cópias de segurança são guardadas de forma remota noutras localizações. Assim, se tudo correr mal à nossa parceira de alojamento de websites e tudo for destruído (algo quase impossível de acontecer mas mais vale prevenir), temos cópias exactas do website bem guardadas num outro local do mundo.
Entre as nossas ferramentas de eleição está o BackupBuddy e o Vaultpress. Os backups feitos com o primeiro são enviados para os serviços de armazenamento da Amazon. Já o Vaultpress guarda-os nos seus próprios servidores.
Testar e verificar
As cópias de segurança são um elemento essencial para um bom relacionamento com o nosso website e não devem nunca ser negligenciadas.
O processo implica ir um pouco mais longe. Não basta realiza-las e aguarda-las, é preciso confirmar que estão, de facto, em boas condições.
Com alguma regularidade devem ser testadas para verificar se está tudo a funcionar de forma adequada.
Prepara uma instalação local do teu website e aplica uma cópia de segurança. Vê se está tudo a corresponder com a versão de produção para averiguar da fiabilidade do teu backup. Se estiver tudo bem, óptimo. Senão, tens de procurar apurar e resolver o problema.