Kaksi Media

A diferença entre páginas e artigos no WordPress é como aquela da cachaça e da água

artigos e páginas no WordPress

Tal como a cachaça não é água, os crocodilos não são aligatores e os aligatores não são gaviais, no WordPress as páginas não são artigos.

À primeira vista, podemos pensar que é algo evidente mas, para quem chega, a noção de que se tratam de duas coisas diferentes está longe de ser óbvia. É mais que apenas uma questão de denominação.

O que é uma página

Destina-se a conteúdo estático e que não será alterado com frequência. “Sobre” e “Contactos” são exemplos de duas páginas habituais nos sites, a par da informação legal, da política de privacidade, entre outras.
As páginas existem fora de tradicional organização cronológica de um blog e devem ser utilizadas para apresentar informação intemporal.
Podem ser organizadas de forma hierárquica, com sub-páginas. Mas não podem ser catalogadas em categorias ou com etiquetas de origem, embora tal seja possível utilizando plugins.

O que são artigos

Os artigos são, por norma, publicados no blog ou área de notícias de um site e apresentados de forma cronológica. Podem ser classificados com categorias e etiquetas. Independentemente do objectivo do projecto online, devem ser publicados com mais ou menos regularidade, de forma a preservar a ‘frescura’ do site, um dos indicadores mais importantes para a captação de novos visitantes e posicionamento junto dos motores de busca.

Tipo de conteúdo personalizado

São elementos com uma estrutura diferente no site. São muito utilizados, por exemplo, em sites com portofólios, receitas de culinária, apresentação de equipas ou eventos.

Todos diferentes, todos iguais

Está visto que as páginas não são artigos. Partilham o mesmo objectivo, de apresentar conteúdo, podem até ter semelhanças visuais, partilhar modelos (templates) mas são diferentes do ponto de vista técnico.

As páginas têm atributos, onde podemos seleccionar a página superior, definindo-a ou não como sub-página de outra, bem como o modelo à qual obedece a sua apresentação aos visitantes.

Cada tema pode conter diversos modelos (templates) com os respectivos estilos de aspecto: com ou sem cabeçalho ou rodapé, com ou sem barra lateral, como portofólio, apresentação a toda a largura, entre outras possibilidades, incluindo o modelo por omissão.

Outro atributo é a ordem. Como o nome indica, permite ordenar a apresentação da página em relação às restantes.

Os artigos dispõem de opções diferentes e específicas, como as categorias e as etiquetas.

Artigos e Páginas no WordPress

Categorias e etiquetas

A categoria pode ser usada para organizar e agrupar artigos numa determinada secção. Por exemplo, um site de notícias pode ter Sociedade, Cultura, Opinião, Desporto e outras como categorias. Pode ser hierárquica e ter dependências, como as sub-categorias.

Já as etiquetas têm a função de identificar elementos relevantes de um artigo. No site de notícias, num artigo sobre cinema, as etiquetas podem ser nomes de actores, realizadores ou outras pessoas e elementos nomeados.

Nos artigos é obrigatório atribuir uma categoria (senão será colocado na categoria por omissão, que pode ser a Sem categoria ou outra). No entanto, não é obrigatório assinalar etiquetas.

O excerto é uma opção dos artigos que possibilita a introdução de uma breve descrição do conteúdo. A forma como é apresentada depende do tema. É útil, por exemplo, para sites com muito conteúdo visual, como galerias de fotos.

Por fim, os Trackbacks. São uma forma de saber se um outro site está a referir ou citar o nosso artigo. Úteis noutros tempos, acabaram por ser um viveiro para spammers, por isso muitos sites decidiram deixar de os usar.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.