Kaksi Media

Ainda vale a pena inserir missão, visão e valores num website empresarial?

Missão, Valores, Visão num website

Era o Santo Graal de qualquer website institucional. Não ficaria completo, bem longe disso, se não tivesse uma lenga-lenga sobre a missão, a visão e os valores da empresa.

Poderia ser mais ou menos detalhado mas fazia parte dos requisitos obrigatórios.

Era uma forma das empresas dizerem, com formalismo, para que serviam e ao que vinham. Se correspondia com a realidade do dia-a-dia, essa era uma conta de outro rosário. O que interessava era mostrar o lado profissional, de quem sabe o que está a fazer na actividade empresarial. De quem tem horizontes definidos. De quem cumpre com rigor e empenho as suas obrigações para com fornecedores e clientes.

Era fundamental inserir isto no website. Para que não restassem dúvidas.

Que não haja confusões. Todas as empresas que se prezam precisam de ter estas linhas bem definidas. São fundamentais, nem que o sejam apenas em termos institucionais.

A questão não é essa.

À vista ou num cantinho?

A questão é saber se ainda é preciso colocar tudo isto em lugar de destaque ou podemos remeter estes elementos para um cantinho mais remoto do site.

Um cantinho tão remoto que só mesmo quem procura esta informação específica a irá encontrar. Os restantes, aqueles que não querem saber dessas minudências, vão passar ao lado.

É a apresentação da missão, visão e valores de uma empresa que vai fazer com que esta seja a preferida por clientes ou potenciais clientes?

Não creio. Se assim é, que sentido faz atribuir uma importância desproporcionada a um conjunto de frases redondas, talvez bonitas e bem construídas mas que, em concreto, não acrescentam valor aquilo que a empresa faz no dia-a-dia?

Se as vamos colocar num cantinho, que cantinho será? Uma nota de rodapé numa página? Uma página completa mas sem presença no menu? Um pequeno acordeão, em jeito de pergunta e resposta, enfiado na secção das informações institucionais?

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.