Kaksi Media

Como ajudar as pequenas empresas se devemos manter distanciamento social por causa do COVID-19?

Não é novidade que antes da pandemia do COVID-19 já os pequenos negócios se queixavam que estavam com algumas dificuldades. Dificuldades essas que se vieram agravar com as medidas de contenção da pandemia, especialmente o distanciamento social.

Há negócios que estavam preparados para continuarem a operar em modelo de teletrabalho, mas muitos não estavam. Alguns deles pelos quais temos grande apreço enquanto consumidores, outros que apesar de nunca termos tido a oportunidade de lá comprar, reconhecemos que fazem parte do tecido económico da nossa cidade.

Dito isto, alguns desses negócios estão a tentar adaptar-se, mas é bom que enquanto cidadãos estejamos atentos às suas dificuldades e se possível lhes estendamos a mão.

Comprar em pequenos negócios locais

Antes da situação de pandemia, todos viviamos uma vida muito mais acelerada em que todos os minutos pareciam contados.

Não há dúvida que agora o tempo corre mais devagar.

Não havendo esta situação de pressas e correrias, porque não procurar quais os pequenos negócios existentes perto de nossa casa e optar por comprar nestes estabelecimentos.

Esta opção pode fazer toda a diferença na sobrevivência destes negócios.

Muitas vezes, podemos usar o Google maps para conhecer que negócios existem perto da nossa residência, assim como podemos estar mais atentos a anúncios Facebook de negócios locais.

Ter uma segunda fila para levantar encomendas

Alguns negócios que estão de porta aberta tiveram de adotar a medida de apenas permitir x clientes em simultâneo dentro do estabelecimento.

Esta medida faz com que existam filas à porta do estabelecimento. Para evitar esta situação há negócios que estão a facultar uma segunda fila apenas para levantar encomendas feitas atempadamente.

Desta forma se o cliente optar por fazer uma encomenda prévia, poderá agendar a hora de levantamento da encomenda minorando o tempo de exposição a outros clientes. Esta medida também permite ao negócio planear os produtos necessários para manter o negócio a funcionar sem perdas ou desperdícios.

Comprar o que iremos necessitar no futuro

Sabemos que o Take-away está em alta, mas por exemplo, se tivermos espaço no congelador, porque não pedir a estes restaurantes para prepararem refeições congeladas para consumirmos uns dias mais tarde.

Alguns negócios precisam de movimentos de caixa e estão a criar algumas campanhas de descontos. Enquanto consumidores podemos não necessitar de alguns produtos para o imediato, mas a oportunidade da promoção pode ser interessante para algo que iríamos necessitar dentro de uns meses.

Comprem um vale para usar mais tarde

Muitos negócios estão completamente parados porque deixaram de fazer sentido junto de uma população que se encontra recolhida. No entanto estes negócios continuam a ter despesas fixas às quais não podem fugir. Podemos incluir locais como ginásios, centros de estética ou serviços de barbearia, por exemplo.

Se tivermos possibilidades, porque não abordar e comprar vales que podem ser utilizados mais tarde?

Garanto-vos que os donos dos negócios vos irão agradecer.

Usem as redes sociais para serem sociais

Nesta altura, qualquer feedback é positivo, pelo que aproveitem e procurem aqueles negócios que sempre estiveram presentes e pelos quais nunca demos muita importância por estarem ali. Seja o quiosque, o café, a mercearia, ou até o eletricista, o pintor ou o mecânico.

Aproveitem esta fazem e deixem uma review positiva, partilhem os seus esforços em divulgar que ainda estão a operar apesar das dificuldades e se puderem enviem uma mensagem sentida de agradecimento.

Eu tenho feito e também tenho recebido, e digo-vos que até dá vontade de dizer que há coisas positivas que vieram com o COVID-19.

Como vemos há muito que enquanto consumidores podemos fazer, mas como sempre também cabe aos pequenos negócios adaptarem-se e prepararem formas de fazer negócio com modelos diferentes.

Estejas recolhido à espera que esta temporada passe, ou se manténs a porta aberta para garantir os serviços indispensáveis à população os nossos desejos são:

Cuidem-se e mantenham-se fortes.

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

passionate about the internet. social media lover and wordpress geek.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.