As distrações são terríveis. Há dias dei comigo a apreciar o feed de notícias do Facebook sem que, na realidade, nada do que estava a ver me prendesse a atenção. Pior, nada daquilo me trazia qualquer benefício.
Não me interpretes mal. Nem sempre é assim. Naquele momento as coisas estavam a correr mal.
O Facebook estava ali ao lado, bem presente junto da aplicação que uso para escrever textos, e houve uma actualização. Coisas novas aparecerem e fui dar uma espreitadela. Foram 15 minutos desperdiçados.
Por fim, resolvi que era tempo de resolver. A solução foi recorrer ao WordPress. Esqueci a aplicação de texto e decidi usar o editor de texto do WordPress, que tem um modo ‘livre de distracções’.
O ícone está tranquilo no lado superior direito do editor. Com um simples clique expande-se o painel do editor e bloqueia tudo o que está no ecrã, como os menus do WordPress.
As ferramentas de edição continuam disponíveis, ajudando a resolver as questões de formatação, inserção de links e imagens.
Para sair deste modo basta clicar no mesmo botão ou em qualquer ponto fora da caixa do editor.
Sim, não é nada de revolucionário mas pode ajudar a ganhar aquele momento de concentração de que estás a precisar para te dedicares apenas ao teu artigo.