Cinco comportamentos a evitar nas redes sociais

redes sociais

As redes sociais são um espelho da vida. Reflectem aquilo que fazemos. Às vezes as coisas correm-nos bem, outras vezes não. Como no nosso dia-a-dia, também neste aspecto podemos e devemos cumprir alguns rituais, assumir posturas e fazer opções.
Por exemplo, na Kaksi Media decidimos adoptar cinco comportamentos a evitar no nosso relacionamento com as redes sociais.
Se os quiserem adoptar, estejam à vontade.

Evita não aparecer

Este é o mais importante dos comportamento a evitar. O teu negócio, a tua empresa, não se pode dar ao luxo de não estar nas redes sociais. Não estar não é um opção. Se os teus clientes estão lá, também tens de estar.
Se estiveres faz com que essa presença seja notada. Aplica-te na concretização e personalização de uma página atractiva e mostra empenho nas actualizações.

Evita estar em demasiadas redes

Há muitas redes sociais. Demasiadas. E não há necessidade de estar em todas elas. Faz uma análise cuidada das mais importantes, analisa a sua relevância, verifica onde os teus potenciais clientes estão e escolhe três ou quatro dessas redes sociais. Vá lá, no limite cinco. E acompanha o seu desenvolvimento, porque podes sempre saltar de uma para outra se perceberes que o seu potencial pode ser maior. Por enquanto, o Facebook é obrigatório, o Google+ é quase. Depois temos o LinkedIn, Twitter, Pinterest, Instagram e outras. Faz opções.

Evita a quantidade em detrimento da qualidade

Não sintas pressão para fazer duas ou três publicações por dia. Ou, até mesmo, todos os dias. Tenta, claro, publicar com regularidade mas, acima de tudo, com qualidade. É verdade que o número de publicações conta mas a qualidade é ainda mais importante.

Evita a inconsistência

Durante uns dias publicas no Facebook, noutros escolhes o Twitter e depois o Google+, para regressares ao Facebook. Evita este comportamento. Mantém consistência na tua presença nas redes sociais. Essa não é uma postura profissional e quem te segue vai notar isso.

Evita falar mais do que ouvir

O foco na conjugação das palavras ‘rede social’ tem de ser colocado na ‘social’. Envolve-te em conversas com os teus seguidores, cria empatia e mostra disponibilidade para os ouvir. Responde sempre aos seus comentários. Mais importante: Nunca apagues comentários mesmo que sejam críticos e negativos. Analisa com cuidado o que te dizem, responde com diplomacia e mede bem as palavras.

José Freitas

José Freitas

Jornalista de profissão, aficionado do WordPress em projectos pessoais e colaborativos. Cinema, música, tecnologia, fotografia e mais umas coisas. De vez em quando assobia e alguma coisa acontece.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.