Kaksi Media

Coloca a informação de contacto bem destacada na tua loja online

contacto comercio electronico

Um dos grandes mistérios que rodeiam muitos websites de comércio electrónico é o descuido com que tratam a informação de contacto que publicam.

Numa parte significativa dos casos, colocam um email e/ou um formulário de contacto. Nada de telefone ou morada. Outras vezes, quando apresentam mais elementos colocam-nos em locais pouco visíveis, parecendo que os pretendem esconder. Acontece que estes dados são fundamentais para um projecto de comércio electrónico.

Os dados de contacto e a sua fidelidade são muito importantes para reforçar a credibilidade da loja online e acrescentar confiança ao potencial cliente. Este vai sentir-se mais à vontade sabendo que dispõe de alguns meios de contacto com o vendedor. Seja para resolver qualquer problema ou mesmo fazer uma encomenda especial.

É muito provável que este seja um aspecto determinante na opção de um utilizador dar o passo seguinte e passar a consumidor.

Há quem pense que, em lojas de comércio electrónico, talvez a morada seja desnecessária. Por um lado, se também existe uma loja física ela estará identificada no website ou será do conhecimento público. Por outro, acredita-se que será difícil que um cliente de Faro se desloque a Monção para contactar com aquela loja online que lhe vende umas garrafas de Alvarinho. No entanto, quem sabe se esse cliente, de férias no norte do país, resolve passar pela morada do vendedor para levar mais umas garrafas?

Numa loja online certifica-te que a informação de contacto está completa com, pelo menos, nome da empresa, morada, telefones e email ou formulário de contacto. Coloca estes dados na página de contacto mas também noutros locais. Por exemplo, na página de ajuda e/ou no rodapé. Os dados devem estar bem visíveis e actualizados.

Se costumas enviar newsletters aos teus subscritores (e não há uma única razão para o não estares a fazer) coloca também os contactos numa posição clara e visível.

O sucesso da tua loja online depende da capacidade dos clientes te poderem contactar. Já viste alguma loja física ter sucesso se não consegues que ninguém te atenda?

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.