O problema era sério. Marta precisava de colocar alguns dados específicos num artigo para o blog da empresa. Em concreto tinha de inserir nomes de marcas reconhecidas e de prestígio e faze-los acompanhar da indicação de marca registada internacional ™ e de copyright ©.
Marta não sabia como o fazer e contactou-nos. Dissemos que era fácil. No WordPress bastava… Havia apenas um pequeno grande detalhe: não utilizava WordPress mas outro sistema de gestão de conteúdos.
Ajudamos Marta a resolver o problema e terminamos com uma recomendação: muda o blog da empresa para WordPress. Aliás, muda o site da empresa para WordPress. Por várias razões, incluindo ser muito fácil inserir caracteres especiais em páginas e artigos.
Editor visual e editor de texto
Os caracteres especiais não estão, por norma, disponíveis de forma directa em teclados comuns. Mas o WordPress facilita a inserção usando o editor visual que está disponível para a criação e edição de artigos e páginas.
- Na segunda barra de ferramentas do editor carrega no botão que permite abrir a janela com os vários caracteres especiais.
- Procura o símbolo que pretendes inserir e clica nele para que apareça no local onde tens o cursor.
Para usar este método tens de usar o editor visual. Se preferires o editor de texto, então precisas de escrever o código HTML correspondente ao caracter em causa.
Na maior parte dos casos são dados fáceis de memorizar porque têm semelhança com as palavras que os identificam:
© = ©
™ = ™
® = ®
€ = €
A lista de todos os dados está no website W3.org.
Mas, cá entre nós, é