Kaksi Media

Como acrescentar múltiplos utilizadores no WordPress

Utilizadores

O WordPress permite criar vários utilizadores e com níveis de permissões diferentes num website. Há duas formas de os adicionar. Podes abrir o registo, para novos assinantes, por exemplo, ou inseri-los de forma manual através do painel de controlo.

O primeiro método permite que quem quiser abra uma conta no teu website. É útil para quem deseja limitar os comentários a utilizadores registados. Vai a Opções > Geral e em Membros assinala a caixa “Qualquer pessoa se pode registar”. Estabelece a “Função por omissão para Novos Utilizadores” e coloca-a em Assinante.

função novos utilizadores WordPress

É necessário que tenhas em consideração as permissões de cada nível.

Adicionar utilizadores de forma manual é muito fácil. Vai a Utilizadores > Adicionar novo e preenche o formulário.

É obrigatório um nome de utilizador, que deve ser fácil de memorizar por quem o vai usar e fácil de identificar pelo proprietário e/ou administrador do website. É algo que se torna particularmente útil em blogs colectivos ou projectos grandes, com diversos participantes, como o de uma agremiação desportiva.

Para cada um, é preciso colocar o respectivo endereço de email. É importante que seja inserido com cuidado porque poderá ser necessário mais tarde, por exemplo para obter uma nova senha ou receber notificações por correio electrónico.

O formulário tem depois campos opcionais, como o primeiro e último nome e informação sobre um website que esse utilizador possa ter. São áreas que podem ou não ser preenchidas no momento da criação da conta ou editadas mais tarde pelo respectivo utilizador.

O passo seguinte é dos mais importantes e passa pela escolha da senha (ou palavra-passe). Aqui é fundamental escolher uma password complexa e muito difícil de ser ‘adivinhada’, seja por pessoas ou por computadores.

Adicionar novo utilizador

Logo abaixo do campo relativo à senha está uma caixa que te permite enviar esta palavra ao utilizador via email. No registo de subscritores (assinantes) é uma boa opção mas evita usar este método para os restantes níveis. Opta pela transmissão da palavra-passe por outras vias, desde que seguras. Esquece, pois, os sinais de fumo.

O último ponto desta página é a escolha do perfil do utilizador. É aqui que se define qual o seu escalão de intervenção, desde administrador até assinante. Conhece as capacidades e papéis de cada um para fazeres a melhor opção.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.