Quando nos preparamos para comprar algo numa loja gostamos de ver o produto em detalhe, ver, tocar, sentir ou mesmo cheirar. Faz parte da nossa natureza. Muitas vezes é neste processo de avaliação que decidimos se vamos dar o passo final, concretizando a compra.
O comércio online enfrenta aqui uma séria dificuldade. Pelo menos para já (a evolução tecnológica poderá um dia resolver este problema), não é (ainda) possível cheirar, tocar ou sentir os produtos. Não é possível tocar fisicamente no objecto antes de realizar a encomenda, do envio e da sua recepção. Não é possível cheirar. Mas é possível ver. Utilizando apenas este sentido, a missão da tua loja online é fazer sentir aos clientes que é aquilo mesmo que estão à procura.
O sentido da visão transforma-se, assim, em fundamental no comércio online. A missão da tua loja de e-commece passa por valorizar as imagens que apresenta, procurando garantir a melhor experiência de compra para os utilizadores.
Se as imagens, fotografias ou vídeos, forem más, o mais certo é as vendas reflectirem esse aspecto negativo. E aqui, como noutras coisas, o tamanho importa.
Fotos de apresentação dos produtos pequenas, traduzem-se num reduzido efeito junto dos visitantes. Opta por garantir a melhor visibilidade, inserindo imagens de dimensões generosas e que possam ser ampliadas. Opta por fotos com uma resolução mínima de 1024 pixéis na parte maior. Pode ser ainda um pouco maior mas não exageres, porque o carregamento do site pode ficar penalizado.
Tenta ainda mostrar mais que uma imagem do produto. Procura exibir três ou quatro ângulos diferentes ou em cores diferentes.
O objectivo é sempre o mesmo: dizer ao cliente que aquele é o produto que procura e pode confiar na sua compra.
Por fim, lembra-te que a imagem não é tudo e uma boa informação sobre o produtos e as suas características e funcionalidades é também essencial para aumentar as possibilidades de vender.