O problema era simples. Era preciso eliminar um artigo numa determinada hora de um certo dia. Nesse dia, nessa hora, chegava ao fim o período escolhido para a apresentação de projectos candidatos a um prémio.
O artigo deveria ser eliminado às 24h00 e dar lugar a outro a informar que o processo tinha chegado ao fim, agradecendo a todos os interessados. Simples.
Publicar o novo artigo era simples. Bastava deixa-lo pronto e agendado para a hora pretendida. O problema estava em retirar o primeiro.
Claro que tudo isto podia ser feito de forma manual mas, para isso, era essencial estar disponível à hora desejada e garantir que não haveria interferências, como um telefonema, ou outras distrações.
Por defeito o WordPress não integra a funcionalidade de remoção de artigos de forma automática. A solução mais simples e eficaz passou por recorrer a um plugin. Neste caso optamos pelo Post Expirator.
A sua função é simples: retirar do site artigos publicados, passando-os ao estado de rascunho ou eliminado-os em definitivo, no dia e hora indicados.
Depois de instalado, o plugin acrescenta uma caixa de gestão à área de edição de cada artigo. É nesse espaço que se inserem as definições desejadas.
Outra vantagem do Post Expirator é que funciona também com páginas. Permite ainda alterar a categoria do artigo na data de expiração. Isto é, pode retirar um artigo da categoria ‘destaque’, por exemplo, colocando-o em ‘geral’. Neste caso, a acção por defeito, de alterar o estado, será ignorada.
Para funcionar, o plugin usa o WP Cron e esta é uma função do WordPress que, por vezes e nalguns sistemas de alojamento, pode ser problemática. Por isso o melhor é experimentar antes de o usar pela primeira vez.
Por defeito o Post Expirator activa-se todos os minutos mas pode ser configurado para usar o WP Cron com agendamento, poupando alguns recursos ao website.
A data de expiração pode ainda ser inserida via shortcode. Esta opção ganha prevalência em relação ao formato por defeito.
Foi a nossa opção e com bons resultados.