Kaksi Media

Como desactivar os Emoji no WordPress

Desactivar suporte a Emojis no WordPress

Uma das novidades da última versão do WordPress, a 4.2, foi o suporte directo, a partir da base do software (core), dos Emoji. Neste ponto convém esclarecer que os Emoji são pequenos ícones ou ‘smileys’ usados na internet.

A sua integração no core do WordPress pode parecer um pouco estranha, uma vez que o normal seria que fossem activados como plugin por quem desejasse esta funcionalidade. Acabaram no core para cumprir o objectivo de adicionar o suporte nativo aos caracteres de linguagem da China, Japão e Coreia, que utilizam Emojis de forma muito regular.

Para muitos utilizadores, em concreto dos países enunciados, esta foi uma boa opção. Para outro nem por isso. É que os Emoji implicam o uso de JavaScript extra em todas as páginas, o que pode provocar um ligeiro abrandamento no carregamento do site.

Sabendo-se que este é um aspecto cada vez mais importante na forma como um website é recebido pelos utilizadores (ninguém gosta de esperar muito tempo pelo carregamento das páginas) e na respectiva classificação junto dos motores de busca, talvez seja boa ideia livrares-te deste peso extra.

Por isso, se não usas ou pensas usar Emoji no teu website, talvez o melhor seja desactivares. Como nunca é boa ideia mexer no core do WordPress, o que propomos é a utilização de um plugin.

Disable Emojis

Disable Emojis é um pequeno e muito leve plugin que tem apenas a função de evitar o carregamento dos scripts usados pelo WordPress para suportar os Emojis.

O que tens a fazer é simples.

  • Instala o plugin Disable Emojis
  • Activa-o na área de plugins do teu website

Já está

Classic Smilies

Se, por outro lado, preferes ver-te livre dos Emojis mas queres ficar com os smileys que o WordPress já tinha, sugerimos o Classic Smilies.

Este plugin permite desactivar os scripts do Emoji mas mantém os smileys que o WordPress já tinha.

Também é bastante leve e simples.

  • Instala o plugin Classic Smilies
  • Activa-o na área de plugins do teu website

Já está

É importante perceber que entre os smileys e os Emoji há semelhanças mas são duas coisas diferentes. Além de serem criados de forma diferente, os Emoji permitem o uso de uma maior número de imagens.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.