Kaksi Media

Como evitar que os motores de busca indexem o teu website

Por norma quase todos os websites desejam ser encontrados e apreciam um bom posicionamento nos resultados dos motores de busca. Há quem faça avultados investimentos em técnicas de optimização para motores de busca, outros optam mesmo pela publicidade para estar no topo da lista.

Uma das melhores e menos dispendiosas formas de trabalhar de forma eficaz as técnicas de optimização passa pela publicação regular e habitual de novos conteúdos. Com a necessária qualidade.

Não é disto que vamos falar hoje. É exactamente do oposto. Como fazer para evitar que os motores de busca verifiquem, cataloguem e indexem um website.

Há algumas razões para o fazer. Por exemplo, há quem esteja num processo de desenvolvimento de um website e prefira coloca-lo online e disponível, em vez de trabalhar num ambiente local ou online mas fechado aos visitantes. Ou mesmo quem prefira ter o website ou blog aberto e disponível mas não queira que seja encontrado com facilidade.

É possível bloqueares o acesso dos robots dos motores de busca ao teu website.

O WordPress integra de raiz uma funcionalidade que permite instruir os motores de busca de vasculhar o teu site, desde textos a imagens. É fácil activar este método:

  • Vai a Opções > Leitura
  • Activa a caixa “Desencorajar os motores de pesquisa de indexarem este site” na secção “Visibilidade nos motores de pesquisa”

Restringir visibilidade junto dos motores de busca

Quando esta caixa é activada, o WordPress acrescenta uma linha ao header:

<meta name='robots' content='noindex,follow' />

Modifica ainda o ficheiro robots.txt, adicionando duas linhas:

User-agent: *
Disallow: /

Estas informações pedem aos robots dos motores de busca que não indexem os conteúdos do website. No entanto, a verdade é que depende inteiramente dos robots seguir ou não as instruções em causa. Por norma os motores de busca respeitam estas solicitações.

Por isso, a melhor forma é proteger o acesso ao website através de palavra-passe. De preferência fazendo-o ao nível do servidor.

Como usar a palavra-passe para bloquear o acesso

É verdade que, desta forma, o website não está publicamente acessível, uma vez que apenas quem tiver as devidas credenciais poderá visita-lo. Mas garante que os robots dos motores de busca não o indexam. Ao tentar aceder sem êxito vão encontrar uma página de erro 401 e seguem em frente.

Se usares cPanel no teu servidor o processo é simples:

  • Acede à tua conta
  • Em Segurança vai a Directorias Protegidas por Password
  • Na caixa que se abre tens de escolher a raiz do teu website
  • Seleciona, a seguir, a pasta da instalação onde tens o website WordPress
  • Marca a caixa Proteger a directoria por palavra-passe
  • Dá um nome à directoria e guarda
  • Depois clica no link para voltar atrás até ao ecrã que permite a criação do nome de utilizador e a palavra-passe

Proteger por palavra-passe no cPanel
A partir de agora apenas quem tiver estes dados poderá aceder e o teu website está isento de todos os olhares. Mesmo dos motores de busca.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.