Kaksi Media

Como fazer boas fotografias de comida

fotografar

Gosto de fotografia. Não sou fotógrafo profissional mas, de alguma forma, acho que consigo fazer algumas fotos interessantes.

Um destes dias tive de utilizar a minha experiência de amador e alguma pesquisa para oferecer uma mão cheia de sugestões a um cliente da Kaksi Media sobre como fazer boas fotografias de comida.

Aqui ficam os meus conselhos:

  • Trate a comida como qualquer outro objecto fotográfico. A fotografia é luz, portanto dê uma boa iluminação à comida, bem como aos pratos e outros produtos que façam parte do cenário. Se possível faça uso da luz natural, colocando o prato junto a uma janela. Use flash quando necessário mas com cautela. Tenha cuidado com os reflexos.
  • Preste muita atenção ao arranjo da comida mas dê-lhe algum contexto. Não fotografe apenas o prato. Coloque-o junto a um garfo, uma faca ou colher, talvez um copo ou um guardanapo. Mas nunca tudo junto. Tente evitar a confusão e uma foto cheia de elementos. Lembre-se que a comida é o que interessa. O resto é apenas cenário.
  • Por vezes é preferível conferir um contexto à foto através de um ingrediente utilizado no prato. Sobretudo se tiver uma cor forte ou texturas interessantes, como um tomate, um pimento, sal ou ervas.
  • Sempre que possível altere a superfície debaixo do prato. Tire fotos usando uma toalha, sem toalha, numa pedra, em mármore, madeira, perto de um forno. Ou nas mãos de alguém, segurando o prato.
  • Seja rápido. Não demore muito tempo a fazer a foto. Prepare o cenário antes de ter o prato pronto. Depois não demore mais que alguns segundos a captar as fotos que pretende.
  • Altere os recipientes. Tire fotos usando usando pratos ou tigelas diferentes.
  • Se possível pincele a comida com um pouco de azeite para transmitir um tom brilhante.
  • Nem todas as fotos de comida necessitam de mostrar todo o prato. Pode enquadrar apenas uma parte.
  • Tenha atenção às texturas, cores e apresentação de todos os pratos.
  • Tente tirar fotos de vários ângulos. Por norma, as pessoas tiram fotos a partir do topo. Pode e deve fazer isso mas faça também fotos de outros perspectivas. Na maior parte dos casos vai ter melhores resultados quando fotografar de baixo, ao nível do prato ou ligeiramente acima.
  • Se quiser tente criar um efeito de vapor. É difícil fazer com que a câmara registe o vapor que sai da comida. Pode, se assim o entender, criar algum vapor. Tente usar água a ferver, gelo seco ou efeitos de pós-produção no computador.
José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.