Sabias que há três vezes mais pessoas a ver transmissões em direto no Facebook que vídeo pré-gravado?
O número é da própria rede social, que não se cansa de incentivar o Facebook Live junto dos seus utilizadores. Em troca de mais vídeos em direto, o Facebook oferece mais visibilidade. Mais: ajudar-te a obteres um maior envolvimento, como reações e comentários, por parte de que vê.
Para as empresas e marcas esta é uma excelente oportunidade.
Os vídeos em direto têm enormes vantagens:
- Permitir captar a atenção
- Geram uma maior ligação entre as pessoas e as marcas;
- Ajudam a criar e estabelecer confiança.
Têm um enorme potencial para reforçar os teus esforços de marketing mas só quando cumpres algumas regras essenciais, que vamos descobrir já a seguir.
As vantagens do Facebook Live
Apresentado como uma forma fácil, prática e imediata de criar vídeos em tempo real, via streaming, o Facebook Live permite a todos os utilizadores transmitirem para a sua respetiva cronologia através dos seus dispositivos móveis e computadores.
Como estratégia para impulsionar a criação e o consumo de vídeos dentro da rede social, procurando evitar que os utilizadores usem vídeos do YouTube, o Facebook atribui maior importância a estes conteúdos, fazendo com que seja fácil encontrar vídeos mais vezes e mais depressa na cronologia de todos os utilizadores regulares.
Pelas suas características e pelo forma como a rede social os espalha nos feeds dos utilizadores, os vídeos em direto acabam por registar um envolvimento maior que outras publicações.
Porque é que o Facebook Live é especial
- Porque é simples, divertido e imediato.
- Porque é espontâneo, não envolve meios complexos, nem uma equipa de produção de larga escala.
- Porque permite usar o forte apelo do vídeo, da imagem e som, para comunicar com as pessoas, sejam familiares, amigos, amigos de amigos, desconhecidos, clientes e potenciais clientes.
- Porque permite contar histórias e criar relações de autenticidade, em tempo real, no seio da grande festa social que é o Facebook.
As desvantagens do Facebook Live
Para lá da sua simplicidade, é preciso também que o Facebook Live seja eficaz a atingir os objetivos desejados. Fazer por fazer é igual a nada e pode mesmo ser prejudicial para marcas e empresas.
Em rigor, não será correto falar em desvantagens mas em cuidados essenciais e necessários para aproveitar os benefícios dos vídeos em direto e evitar alguns erros que podem ser graves.
São esses cuidados que vamos abordar a seguir, para que possas fazer vídeos em direto com confiança e para que estes sirvam para reforçar os teus negócios, o relacionamento com clientes e ajudem a conseguir mais vendas.
Tudo começa com uma estratégia consistente
Como tens de ter uma estratégia para email marketing e para tudo o que tenha a ver com o funcionamento da tua empresa, marca ou negócio, também tens de ter uma para o Facebook Live.
O primeiro passo é definir o que queres fazer e como pretendes fazer.
Como na publicação regular de conteúdos no teu site, publicações na tua página do Facebook, ou envio da newsletter, deves ser consistente.
A audiência que vais criando ao longo do tempo deve saber quando vais entrar em direto. No mínimo deves fazer um Live uma vez por semana. Sempre no mesmo dia, sempre à mesma hora.
Salvaguarda, claro, as devidas exceções e aquelas vezes que fazes Live porque estás num momento de inspiração ou tens algo a dizer aos teus seguidores.
A consistência é um compromisso que assumes com o teu público.
O melhor momento da semana é aquele que for o melhor para ti. Não escolhas momentos do dia que sabes que podem ser arriscados em termos de vida pessoal.

Testa o teu vídeo em directo apenas para ti
Coloca as definições de privacidade em “Apenas eu” para uma versão teste que sirva de preparação para o teu Live. Serve para testar tudo e deve ser usado sobretudo por quem usa recursos externos, como microfone e software de terceiros.

Coloca outras publicações entre os Live
A não ser que faças apenas Facebook Live na tua página ou perfil, o que não deve acontecer, é importante que faças publicações com texto e imagens entre os diretos.
Como o Facebook atribuir maior relevância aos vídeos de uma forma geral e aqueles que foram feito em direto em particular, é necessário criar uma separação entre eles para evitar que canibalizem o restante tráfego.
Apresenta-te diversas vezes num Live longo
Quando começas um Facebook Live deves usar os primeiros segundos para introduzires o tema e fazeres uma apresentação de quem és. É provável que não esteja ninguém a ver-te nesta fase, enquanto o Facebook vai em busca da tua audiência potencial.
Isso significa que será de bom tom enquadrar as pessoas que chegam após o primeiro minuto. Em concreto em sessões de longa duração. Sempre que isso seja possível volta a apresentar o tema do direto, procurando não ser cansativo para quem está desde o início.
Faz com que o vídeo seja visualmente atraente
O Live é apresentado em auto-play na cronologia das pessoas mas o som encontra-se desativado até que alguém o ligue de forma manual.
Desta forma é importante que procures alcançar um envolvimento visual das pessoas que fazem parte do teu público-alvo.
Pode passar pela movimentação da câmara ou pela tua própria movimentação, pela forma como estás vestido ou elementos decorativos.
Lembra-te que quanto mais pessoas se juntarem ao teu Live mais dados estás a enviar ao Facebook, que vai classificar melhor o teu vídeo.
No entanto, não exageres e evita tudo aquilo que faça distrair o olhar e a atenção das pessoas.

Encoraja as pessoas a Gostar e partilhar
Quanto mais Gostos e partilhas tiveres mais o Facebook vai classificar de forma positiva o teu Live. Por isso, não tenhas problemas em pedir às pessoas que reajam e partilhem o teu vídeo. Tanto mais que, por vezes, se esquecem de fazer ou estão distraídas.
Também podes pedir que subscrevam as notificações dos teus diretos. Desta forma, irão receber uma informação do Facebook sempre que estiveres em direto.
Comunica com as pessoas que comentam e trata-as pelo nome
Se estiveres a ver o ecrã no decorrer de um vídeo em direto, dirige-te às pessoas que estão a comentar pelo seu próprio nome.
Encoraja-as a comentar, a fazer perguntas e responde às questões nesse Live. Se não souberes a resposta, promete que vais tratar do assunto e esclarecerás a pessoa numa próxima oportunidade, por exemplo, num outro Live.
As pessoas gostam de ser tratadas pelo nome e de ver as suas perguntas respondidas na hora.
Sempre que possível obtém a ajuda de outra pessoa, num computador perto, para responder a algumas questões. Para o caso de registares uma elevada participação.
Transmite durante 5 minutos, 10 minutos, 30 minutos ou mais
Tal como nos vídeos pré-gravados também não há um tempo ideal para a duração dos Live. Devem ter o tempo necessário para passares a tua mensagem de forma eficiente mas sem cansar.
Experimenta fazer com diversas durações, a não ser que cries uma série específica, como “15 minutos com…”.
Mas se nos vídeos pré-gravados 30 segundos podem ser suficientes, nos Live a conversa é outra. Quanto mais tempo estiveres em direto, melhor, mais pessoas terão contacto com o teu vídeo.
Procura fazer diretos com 10 ou mais minutos. O limite máximo atual é de 90 minutos.
Partilha vida ou os bastidores
Faz sobressair o lado curioso da natureza humana. Todas as pessoas gostam de conhecer o ‘outro lado’, os bastidores das empresas, das marcas, um pouco do lado pessoal.
Onde está a máquina do café, se o chefe tem fotografias na secretária, entre outras curiosidades.
Desta forma vais criar uma relação de confiança mas também de transparência e autenticidade junto dos teus clientes.

Apresenta novidades
Todas as grandes marcas mundiais fazem apresentações dos seus produtos de topo. Por vezes em eventos específicos, noutras em feiras ou congressos. Por norma sempre transmitidos em direto nos respetivos websites e redes sociais.
Sem dispor desses meios, podes começar a fazer o mesmo. À tua dimensão e escala mas em busca do mesmo tipo de resultados:
- Obter notoriedade;
- Chegar ao público-alvo;
- Criar envolvimento de clientes;
Além de simples apresentação de produtos podes informar e educar os clientes acerca daquilo que tens para oferecer, entregando valor à partida.
Promove os artigos mais recentes do teu site
Depois de feito e publicado, um conteúdo pode dar origem a diversas formas de o apresentar. Basta que as queiras explorar.
Podes aproveitar o Facebook Live para abordar com maior ou menor detalhe o último artigo que publicaste no teu blog.
Destaca alguns dos pontos centrais e desenvolve-os num estilo diferente do texto escrito. Podes ainda responder a perguntas.
Não esqueças de convidar as pessoas a visitarem o teu site e até subscreverem a tua newsletter.
Diz ‘adeus’ antes de desligares
Como numa conversa entre amigos, também aqui deves dizer ‘adeus, até à próxima’.
Agradece o tempo que as pessoas te dedicaram e diz quando voltarás a fazer um Live.
Coloca um link na descrição
Depois de concluires o teu direto podes editar a descrição, mudar as definições de privacidade para aquele vídeo ou mesmo elimina-lo. A partir desse momento, o Live passa a ser uma publicação como as outras. Ou quase.
Dependendo do sucesso da tua transmissão em direto, o Facebook vai empurrar o vídeo para a frente dos teus seguidores e outros utilizadores.
Aproveita para inserir um link na descrição para uma página no teu site que esteja relacionada com o que falaste.
O Live não acaba no direto
Podes usar esse vídeo para descarregar e cortar em pedaços e aproveitar para outras finalidades:
- Fazer outras publicações no Facebook suportadas por esses pequenos vídeos;
- Criar um artigo para o site e usar esses excertos;
- Fazer um podcast;
- Carregar para o YouTube ou outra plataforma de vídeo;
- Integra-lo nas tuas newsletters;
- Usar para fazer publicidade no Facebook;
Aliás, depois do concluído o Live podes patrocinar essa publicação com um euro ou fazer uma campanha de publicidade no Facebook para que o vídeo chegue a mais pessoas. Tem ainda a vantagem de, mais tarde, poderes fazer campanhas de remarketing.
Faz com que seja espontâneo
Que nenhuma destas recomendações de boas práticas retire a essência de um Facebook Live. Deve ser espontâneo, interativo, dinâmico, fruto de um momento (mesmo que preparado ao detalhe).
Esquece os textos demasiado elaborados, as frases complexas. Age e fala com naturalidade.
Tem em conta que fazer um vídeo em direto no Facebook é como uma conversa entre amigos numa sala de estar, num café ou mesmo nos transportes públicos.
Não te preocupes com eventuais erros ou hesitações
Disseste uma frase mal construída? Hesitaste e trocaste as palavras? Nem tudo correu como desejado? Não faz mal. É a natureza humana e acontece com todos. No fundo é a vida a acontecer.
O grande segredo desses momentos é sorrir e seguir em frente.
Faz com que o Live seja uma conversa natural, onde algumas coisas podem acontecer.
Conclusão
Independentemente da forma como pretenderes usar o Facebook Live, há um conjunto de princípios básicos que deves cumprir para tirar o melhor partido:
- Cria um título e uma descrição cativante;
- Usa, quando aplicável, as câmaras da frente e trás;
- Faz os possíveis para assegurar uma boa qualidade de áudio;
- Testa tudo, sempre: o equipamento, os temas, a duração, o momento em que os fazes;
- Responde aos comentários. Se não for possível no momento, responde mais tarde;
- Se útil à tua audiência;
- Oferece valor, informa e educa, antes de venderes, se o teu propósito for vender.
Agora é a tua vez. Vai fazer um Facebook Live e notifica-nos disso. Nós queremos saber.