Tens uma pequena e média empresa, um negócio local, uma loja aberta ao público, e queres mais clientes?
Queres ver mais pessoas a entrar no teu…
- restaurante
- café
- loja de roupa
- consultório médico ou dentista
- bar
- cabeleireiro ou barbeiro
- florista
- joalharia
- ou outro qualquer estabelecimento local
Então este artigo é para ti.
Talvez tenhas experimentado fazer publicidade no Facebook, com 1 euro por dia ou outro tipo de orçamento, e chegado à conclusão que ’não funcionava’ para o teu caso.
Talvez nunca tenhas feito nada, porque ‘não acreditas’ nas vantagens ou ouviste histórias de empresas na qual uma aposta deste género não resultou. Os tais casos que ’não funcionaram’.
Por entre alguns deste género, há muitos outros de grande sucesso. Empresas de todos os tamanhos, desde as multinacionais às pequenas lojas de bairro, que tiveram êxito com anúncios na maior rede social do mundo.
Porque a verdade é que a publicidade no Facebook funciona. O segredo está em saber como fazer, analisar os resultados e ajustar a mensagem sempre que for preciso.
O problema é que muitas pessoas encaram a publicidade no Facebook como um meio de promoção tradicional e apostam numa espécie de exposição geral, numa tentativa de espalhar por todo o lado e para todas as pessoas e aguardar que resulte.
É muito provável que, assim, venham a gastar dinheiro de forma inglória.
Vamos explicar-te porque é que a publicidade no Facebook funciona de forma perfeita para pequenas empresas locais como a tua quando segues uma estratégia simples mas eficaz.
Dois métodos de excelência para promoção do negócio
Comecemos pelo óbvio e deixemos o sumo fresco mais para a frente.
Há duas formas de excelência de promover o teu negócio na tua área envolvente:
- o passa a palavra;
- publicidade no Facebook.
O passa a palavra é uma poderosa forma de promoção de empresas locais.
É simples: Um familiar, amigo, um simples conhecido referencia um estabelecimento que já conhece e do qual é cliente.
Para nós, surge como um imediato reconhecimento de prova social.
Se aquela pessoa que conhecemos nos recomenda uma determinada empresa para algo que precisamos é porque vale a pena visitar.
No entanto, apesar dos muitos benefícios do passa a palavra, não é este o melhor método para obteres mais clientes com regularidade.
Afinal, quantas vezes e a quantas pessoas por dia o teu estabelecimento é recomendado pelos teus clientes?
O melhor é fazer publicidade no Facebook.
Pode ter um nível de eficácia menor enquanto meio de persuasão mas chega a muito mais pessoas e quando bem feita tem resultados surpreendentes.
Com a vantagem de ter um custo baixo, quando comparada com outros meios, pode ser ativada e desativada quando queremos, chega ao nosso público-alvo, se o soubermos escolher, e beneficia ainda do aspeto social.
Afinal, tudo se passa dentro de uma rede social e encontrar o teu público local é bem menos difícil que realizar campanhas de âmbito nacional ou internacional.
Transfere já o guia passo a passo para fazeres publicidade no Facebook e conquistares clientes!
Porque vale a pena apostar no Facebook para promover a tua pequena e média empresa
Gostes ou não, o Facebook é demasiado grande para ser ignorado.
- Tem mais de 2 mil milhões de utilizadores ativos em todo o mundo (número de junho de 2017), o que corresponde a mais 17 por cento que no ano passado.
- Há mais de 1,3 mil milhões de pessoas que abrem o Facebook todos os dias (em média).
- Há 1,1 mil milhões de pessoas que abrem todos os dias a aplicação ou o site em dispositivos móveis.
- Em Portugal há cerca de 5,8 milhões de utilizadores ativos mensais, destes 4,5 milhões são utilizadores diários (número de maio de 2017).
Isto é, feitas as contas é muito elevada a probabilidade de mais de metade dos teus vizinhos, dos vizinhos da tua loja ou estabelecimento, das pessoas que todos os dias circulam perto da tua empresa estarem todos os dias no Facebook.

Agora as perguntas que até podem valer um milhão:
- Estes são números que vais desprezar?
- Vais continuar a investir dinheiro em materiais de publicidade, como flyers e outros meios promocionais, que não te permitem ter formas de perceber o retorno do teu investimento?
- Já começas a perceber que o Facebook é a melhor plataforma para fazer publicidade à tua empresa, marca, produtos e serviços com a melhor relação custo / benefício, com a vantagem de poder aprender com os resultados todos os dias?
Se a tua resposta às perguntas acima for sim ou, no mínimo, talvez, continua a acompanhar-nos.
Ei, nós também hesitamos
Foi apenas há cerca de um ano e meio atrás que começamos a perceber o potencial dos anúncios no Facebook.
Até essa altura tínhamos dúvidas, não percebíamos como funcionava e o grau de eficácia. Também não sabíamos se funcionava.
No fundo, estávamos desconfiados.
Depois de uma ou outra campanha, em jeito de ‘só para ver como é‘, com péssimos resultados (obviamente), resolvemos experimentar a sério. Testamos diversos tipos de anúncios, formatos, diversas imagens, textos, orçamentos, horários, dias, com links, sem links, com e sem botões de chamada de ação.
Dedicamos tempo a aprender sobre como funciona a publicidade no Facebook, como funciona a própria rede social (que não é mais que uma festa de amigos, familiares e uns quantos conhecidos deste ou daquele) e quais as melhores práticas.
Continuamos a aprender todos os dias, porque todas as semanas há coisas novas.
Com o tempo fomos refinando as técnicas e melhorando os resultados.
Por isso, se no início cometeres erros, não desanimes. Todos os cometem, incluindo os melhores profissionais do mundo na criação e gestão de publicidade no Facebook.
Pelo menos, tens a vantagem de dispor do conhecimento de quem já cometeu alguns erros e podes aprender com eles.
Vamos a isso.
Como encontrar o teu público-alvo pela localização
Uma vantagem importante das pequenas e médias empresas locais é que sabem exatamente onde está a sua audiência. Basta selecionares que pretendes atingir as pessoas que residem ou estão na área envolvente à tua localização.
O Facebook permite um alcance entre os 17 e os 80 quilómetros.

Podes especificar se pretendes alcançar todas as pessoas que:
- estão nesta localização;
- pessoas que residem;
- pessoas que estiveram recentemente;
- pessoas a viajar no local pretendido.

Esta é uma excelente opção para estabelecimentos que pretendem chegar a turistas e viajantes. No entanto é preciso ter em consideração que, para o Facebook, um viajante é uma pessoa que está a mais de 200 quilómetros da sua área de residência.
Se quiseres podes ir um pouco mais longe e segmentar por interesses e comportamentos dos utilizadores do Facebook. Nalguns casos fará sentido, noutros não.
Em qualquer destas circunstâncias, uma parte complexa da definição de públicos está feita.
Depois poderás refinar a audiência.
Podes incluir ou excluir pessoas com base na idade, género, gostos de páginas, atividade profissional, entre outras.
Chama a tua audiência usando o nome da localização para captares a atenção
Imagina que estás a percorrer a cronologia do Facebook. Às tantas lês o nome da tua cidade. É muito provável que te chame a atenção. Se assim for, é ainda mais provável que pares e dediques a tua atenção ao anúncio, porque pode ser útil e interessante para ti.
Por isso, quando fizeres anúncios em que a localização é um aspeto importante, procura inserir o nome da localidade principal.
Como neste caso, em que o foco da mensagem são pessoas que serão pais em breve e residem na área do Porto.

Promove uma publicação para obteres envolvimento social
A promoção de publicações no Facebook é o chamado ‘botão fácil’. Basta clicar, seguir os passos e já está feito.
É uma boa forma de obter reações, partilhas, comentários e envolvimento geral. É também económico. Podes promover publicações com um investimento de 1€ por dia. Na Kaksi fazemos este género de promoção com regularidade.
Define que pretendes chegar às pessoas na tua localidade, quando estiveres no quadro de seleção de públicos.
Escolhe com critério aquilo que vais promover, tendo em atenção os teus potenciais clientes.
Por exemplo, um restaurante pode apresenta os pratos do dia ou as sobremesas disponíveis. Uma farmácia pode mostrar os produtos sem receita médica que tem em promoção, uma sapataria pode fazer uma imagem de um cliente a experimentar uns sapatos (desde que o cliente autorize).
Por ser simples e fácil é tentador pensar que o melhor é usar sempre este sistema. Não cometas este erro. É graças a ele que muitas pequenas e médias empresas dizem que a publicidade no Facebook não resulta.
Este é apenas uma forma de publicitar que deves enquadrar dentro de uma estratégia mais larga e que integre outro tipo de campanhas, com anúncios específicos, sendo que serão estas as principais ações que deves realizar.

Publica testemunhos
Qualquer estabelecimento pode publicar e patrocinar um testemunho de um cliente regular, desde que essa pessoa permita. Em texto ou, de preferência, em vídeo.
Os testemunhos, quando feitos com qualidade, são excelentes formas de anunciar. Permitem juntar o ‘passa a palavra’ a um meio amplificado de divulgação, como é o Facebook.
Em toda e qualquer circunstância, não inventes testemunhos, nem os adulteres. Usa apenas e só depoimentos de clientes reais.

Transfere já o guia passo a passo para fazeres publicidade no Facebook e conquistares clientes!
Cria um evento
Criar anúncios no Facebook para eventos é uma excelente forma de captar a atenção das pessoas e fazer com que visitem o teu estabelecimento. Pode ser feito por todas ou quase todas as pequenas e médias empresa locais.
Os eventos não precisam de ser festivais de verão ou mega iniciativas com grandes orçamentos.
Vejamos o caso do Zé, chamemos-lhe assim. É dono de um restaurante e pode fazer de um prato do dia um evento. Por exemplo, basta criar um evento chamado “Dia do Cozido à Portuguesa” e publicita-lo no Facebook.
Um stand de carros pode criar um “Domingo familiar”, convidando as famílias a fazer uma visita nesse dia, oferecendo um balão às crianças.
Um talho pode criar as “Sextas especiais”, tendo um palhaço à porta a oferecer pipocas aos clientes.
Por exemplo, a Kaksi Media cria eventos das formações que faz, mesmo quando são específicas e reservadas a um cliente.

No fundo, não há falta de argumentos para criar um evento. Todos eles podem ser promovidos através de um anúncio. A parte boa é quando as pessoas começam a marcar esses eventos, indicando que vão ou estão interessados. Essa informação aparece na cronologia dos amigos, chegando a mais pessoas.
Faz uma oferta grátis para captar novos clientes e fidelizar os atuais
Uma excelente forma de conquistar novos clientes e ajudar a fidelizar os atuais passa por fazer uma oferta de algo gratuito.
Faz uma publicação do tipo oferta e promove-a como anúncio ou, em alternativa, cria um anúncio específico e encontra uma forma de atribuíres o prémio apenas a quem viu o anúncio.
Pode ser através do envio de uma mensagem para a tua página (se tiveres um bot podes obter, assim, obter um novo subscritor) ou outro sistema que funcione para ti.
Quanto à oferta, pode ser uma sobremesa ou o café no caso de um restaurante, uma lavagem de cabelo, no caso de um cabeleireiro, uma bebida, no caso de um bar.

De preferência faz uma oferta grátis e não um desconto. As pessoas viciam-se em descontos – até esperam por eles, como nos saldos – mas não se viciam em algo que é grátis, porque sabem que vai acabar.
Se, no entanto, o teu negócio não possibilita borlas e só permite que faças descontos, então usa-os com critério e cuidado, pensando sempre na captação, primeiro, e fidelização, depois, dos clientes.
Oferece conteúdo para informar o teu público local
Usa o teu site (tens site, certo?) e página no Facebook para criar e apresentar conteúdo interessante para o teu público. Não esqueças de promover os melhores artigos e vídeos.
Informa, entretém, oferece valor aos teus potenciais clientes. Desta forma estarão mais receptivos a confiar nos produtos e serviços que tens para oferecer.
Por exemplo, se tiveres um ginásio podes criar um artigo ou vídeo sobre os melhores locais no exterior para fazer exercício. Num artigo de um restaurante podes falar sobre as vantagens nutricionais de um dos teus pratos. Se tiveres um cabeleireiro há, com certeza, uma técnica de lavar o cabelo que podes ensinar.
Sim, sabemos o que estás a pensar. Não tenhas medo de revelar ‘segredos’. Lembra-te que a esmagadora maioria das pessoas não vai usar esses conhecimentos para deixar de ir ao teu estabelecimento ou comprar os teus produtos. Antes pelo contrário. Ao criares estes conteúdos estás a afirmar-te como uma autoridade no teu segmento.
Transfere já o guia passo a passo para fazeres publicidade no Facebook e conquistares clientes!
Define um orçamento e gere o investimento
O Facebook permite teres um controlo total sobre os valores que estás disposto a investir. Como anunciante podes determinar todos os aspetos do orçamento, como o montante a aplicar, seja diário ou para a duração da campanha.
Tendo em consideração os objetivos da ação, podes indicar ao Facebook quanto estás disponível a pagar por clique ou lead, entre outras métricas.
Destaca o que te faz especial
O que faz com que o teu estabelecimento seja diferente da concorrência? Destaca o que tens de mais relevante para o teu público, o que pode levar as pessoas a escolher a tua empresa e não outra.
Sublinha essas particularidades que te tornam especial e quais são os seus benefícios.
Aprende a fazer anúncios de qualidade para teres melhores resultados
Lembra-te que o Facebook é uma festa social e ninguém está numa festa a pensar em comprar produtos ou serviços. Não queiras ser o chato de quem toda a gente foge.
Isso não quer dizer que não possas fazer oferecer os teus produtos e serviços.
Apenas que, em primeiro lugar, deves oferecer valor. Informa, entretém, publica coisas úteis que representem uma mais-valia para o teu público. Acrescenta algo ao dia-a-dia dos teus seguidores. Torna-te uma referência naquilo que fazes.
Depois só tens de fazer anúncios no Facebook que ajudam a vender. Quando fizeres essas propostas as pessoas estarão mais recetivas à tua mensagem.
Ah, antes que me esqueça: estás a ver as tais publicações para informar, entreter e acrescentar valor? Também as deves patrocinar, seja como publicação promovida, seja como anúncio. Procura levar as pessoas a algum lado:
- ao teu site;
- a uma página de destino para obtenção de um contacto.
O teu site será mesmo o melhor local neste percurso. Com o Facebook Pixel podes assinalar os visitantes e usar esses elementos em campanhas de remarketing no Facebook.
Conclusão
O Facebook é uma extraordinária ferramenta de comunicação para as pequenas e médias empresas locais, lojas e estabelecimentos. Aproveita as vantagens da rede social e usa, com cuidado e critério, todas as possibilidades de fazeres publicidade de qualidade junto dos teus potenciais clientes, as pessoas que estão perto de ti.
Agora é a tua vez de fazer um anúncio da tua pequena e média empresa no Facebook.
Transfere já o guia passo a passo para fazeres publicidade no Facebook e conquistares clientes!