Por vezes sentimos a necessidade de transmitir uma mensagem mais directa. Ou fazer com que seja encontrada de forma mais fácil por quem visita o nosso site ou blog.
Uma possível solução passa por criar faixas ou banners na homepage ou noutras páginas. Talvez seja a melhor opção se pretendermos realmente chamar a atenção dos visitantes. Ao estilo das manchetes dos jornais ou dos grafismos coloridos dos panfletos dos supermercados. Mas pode ser excessivo se pretendermos apenas captar a atenção de um núcleo específico de utilizadores. Por exemplo, dos leitores do blog ou secção de notícias. Ou apenas procurar direcciona-los para um determinado conteúdo, ao estilo de uma publicação em destaque.
Para esses casos, marcar um artigo como fixo pode ser suficiente. Tem a vantagem de se aplicar com facilidade. E quando já não for preciso tê-lo no topo, podemos desmarca-lo num instante. Em cada um dos casos basta um clique.
É uma forma de romper a ordem natural de um blog, que obedece à lógica temporal de atribuir prioridade aos artigos mais recentes.
Lembro-me que nos primeiros tempos de utilização do WordPress, já lá vão uns anos (meados de 2008), era necessário recorrer a código para fazer com que um artigo ficasse no topo da página. E, às vezes, não corria bem.
Por isso, foi com alegria que recebi a versão 2.7, que introduziu a funcionalidade do artigo fixo. Chegou no final desse ano. Pode parecer estranho que uma pequena função tenha provocado um momento especial de satisfação. Mas se tivermos em conta que o WordPress daqueles tempos era bem diferente daquele que hoje dispomos, talvez seja mais simples de perceber.
O artigo fixo
Mas vamos lá explicar como se faz. É coisa simples.
- Basta aceder à página de edição do artigo que se pretende fixar no topo.
- Procurar, na barra lateral, a caixa Publicar.
- Em Visibilidade: Público, carrega em Editar.
- Marca a caixa “Manter este artigo fixo”.
- Publica
Quando pretenderes retira-lo do topo, basta realizar o mesmo processo e desmarcar a caixa, guardando a actualização.