Kaksi Media

Como gerir os utilizadores de um website no WordPress

Utilizadores WordPress

Por vezes as coisas simples são as melhores. Como o sistema de gestão de utilizadores que o WordPress nos oferece. Simples, prático, eficaz. É preciso acrescentar alguns elementos de complexidade para situações mais específicas? Não há problema, há plugins para isso.

O WordPress estabelece que cada utilizador tem permissões baseadas no perfil que lhe foi atribuído. À partida há cinco opções: administrador, editor, autor, colaborador e subscritor.

  • Administrador: Tem acesso a todas as opções de administração do website e respectivas funcionalidades.
  • Editor: Pode gerir e publicar artigos. Pode rever, publicar e agendar artigos submetidos por outros, como os colaboradores e autores.
  • Autor: Pode publicar os seus próprios artigos.
  • Colaborador: Pode escrever artigos mas não os pode publicar. Têm de os submeter a revisão.
  • Subscritor: Pode gerir o respectivo perfil e deixar comentários.

Numa instalação multisite há ainda o Super Admninistrador, que pode gerir todos os aspectos da rede.

Gestão de perfis

O WordPress possibilita que um administrador altere o perfil de um utilizador, como passar de autor para editor, mas, por defeito, não permite alterar que tipo de capacidades pode um determinado perfil executar. Esta é uma limitação importante quando se gere um website ou blog com diversos utilizadores inscritos como colaborador ou nível superior.

Por exemplo, os colaboradores podem eliminar artigos e isto nem sempre é o ideal, se tivermos em conta os efeitos negativos que pode ter em termos de optimização para os motores de busca, eventuais links internos criados, entre outros aspectos.

Ainda os colaboradores. Não podem carregar ficheiros. O que significa que não podem carregar imagens para os seus artigos.

O que o WordPress permite é o carregamento e a activação de plugins. Uma tarefa que apenas os administradores podem executar. Há diversos plugins para alterar as capacidades dos utilizadores. Seja para acrescentar ou retirar.

Plugins

Um dos plugins mais interessantes neste aspecto é o Capability Manager Enhanced. Basta instalar, activar e depois fazer as devidas opções em Users > Capabilities.
É um plugin fácil de usar que permite mesmo a criação de novos perfis e estabelecer as respectivas competências.

Capability Manager Enhanced

Outro plugin relevante neste segmento é o User Role Editor. É um dos mais populares. Neste momento (23 Fevereiro 2015) tem mais de 1,6 milhões de downloads.

Como o nome indica, permite editar as permissões dos utilizadores. É também simples de utilizar e permite a selecção exaustiva daquele que um determinador utilizador, num certo perfil, pode ou não fazer.

Para alterar as respectivas permissões basta autorizar ou desautorizar determinada tarefa, clicando nas caixas à frente. Também permite criar novos perfis e definir as suas capacidades.

User Role Editor

A facilidade de utilização deste plugins pode, no entanto, ser ilusória. É muito importante que ponderes as atribuições e responsabilidades que estás a conceder aos outros utilizadores. Já sabes que com grande poder, vem grande responsabilidade.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.