O WordPress tem um excelente sistema de notificação quando um artigo que publicaste no teu website ou blog é citado ou referenciado noutro, através de um link. É criado um pingback ou um trackback.
É uma boa forma de ficares informado sobre a existência dessa ligação externa que pode ser boa para o teu website. Na maior parte dos caso é, de facto, positiva. Abre portas a potenciais visitantes, que até podem vir a tornar-se regulares, dá-te mais uns ‘pontos’ para subires na consideração do Google, o que acaba por melhorar as perspectivas do teu website ser encontrado nas pesquisas feitas por outros internautas.
No entanto, também aqui há um “mas”. Nem tudo é bom. Esta é uma técnica que muitos dos malfeitores da internet gostam de usar para fazer spam. Abrem-se aqui duas perspectivas muito negativas. Por um lado é o incómodo de gerir e eliminar todo esse spam. Por outro, essas práticas podem prejudicar de forma severa a tua posição junto dos motores de busca.
Já estás a ver o paradoxo, claro. Por um lado os pingbacks ou trackbacks podem ser bons para o teu posicionamento junto do Google ou outros motores de busca, por outro podem ser prejudiciais. Por vezes muito prejudiciais, dependendo do grau de agressividade com que o spam te atingir.
Como cada caso é particular, depende de ti a decisão de ter ou não este método de notificação a funcionar. O que é para ti mais importante: saber quando um outro website cria uma ligação para o teu ou travar o spam e os seus efeitos negativos?
Pesa as vantagens e desvantagens e faz uma opção.
Se quiseres fechar esta porta aos spammers basta seguir estes passos:
- Vai ao teu painel WordPress
- Opções
- Discussão
- Agora tens de desmarcar a opção “Permitir notificações de links a partir de outros blogs (pingbacks e trackbacks).”
- Vai ao fundo da página e carrega em Guardar alterações
Está feito.