Kaksi Media

Como se fidelizam os clientes no comércio online?

empregado de loja

No velho (e bom) comércio tradicional a fidelização de clientes era (e ainda será nalguns locais) coisa simples. A oferta de um rebuçado ou cholocate para o miúdo, a possibilidade de pagar mais tarde aqueles cêntimos que faltam, um ou outro pequeno desconto, que a vida está difícil para todos. Sem esquecer, claro, a mais elementar arma de fidelização: a simpatia e o sorriso.

Quando se pensa no comércio online há algumas destas opções que continuam válidas. Podes fazer uma ou outra oferta ao cliente regular. Até mesmo enviar-lhe um cupão de desconto para activar na próxima compra.

A questão da simpatia e do sorriso já é outra história. É certo que não podes demonstrar esses sinais cara a cara mas o sentimento caloroso pode também ser transmitido quando se faz comércio online. Seja no atendimento dedicado, nas palavras que se colocam nos textos ou através do tom de voz num telefonema, seja no seguimento que dá às encomendas e no acompanhamento posterior à venda.

Mesmo a pessoa que faz a entrega pode ser um elemento importante de transmissão de simpatia. Por isso escolhe com cuidado a empresa transportadora com quem trabalha.

Desta forma, as vendas online e sociais podem ajudar, e muito, na fidelização de clientes.

Sim, porque não basta saber onde andam os potenciais clientes.

E ainda

Os números indicam que, em média, e salvo honrosas excepções, as empresas perdem cerca de metade de seus clientes existentes num período de poucos anos.

O uso de ferramentas online e sociais pode ajudar a manter os teus actuais clientes envolvidos e interessados.

As questões que colocam devem ser respondidas de forma simples, fácil e com brevidade através da internet, seja por correio electrónico, em fóruns ou através das redes sociais. Mesmo os problemas mais sérios podem ser resolvidos antes de ficarem fora de controlo.

Todos os comerciais ou técnicos de vendas sabem que é mais barato manter um cliente do que procurar um novo. Um aspecto importante do processo das vendas online e sociais passa por implementar medidas eficazes de interacção com os clientes actuais. Podes, por exemplo, criar um tratamento VIP com a oferta de descontos especiais e aviso prévio em produtos futuros.

A criação de um boletim informativo (newsletter) é outra opção que não deves negligenciar.

Estas são recomendações válidas para clientes conquistados pelos métodos tradicionais como aqueles que chegaram através dos meios online e pela interacção social.

Se, quanto a estes últimos, é obrigatório manter esta estratégia, já quanto aos primeiros não razões para não passar a seguir a mesma fórmula.

E, como sempre, se precisares de ajuda já sabes onde nos podes encontrar.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.