Conta-nos, porque é que a tua empresa está no Facebook?

facebook setas

Chegou o momento. Criaste, por fim, a página no Facebook para o teu negócio. Fantástico. Já era altura de o fazeres. Afinal a tua empresa quer ter mais clientes e as pessoas estão no Facebook. Bom, é verdade que não todas, mas uma boa parte está e visita a rede social com frequência. Há até que passe por lá várias vezes ao dia.

Agora que já quebramos o gelo, vamos ao que interessa: sabe porque razão criaste uma página no Facebook para a tua empresa?

Esta é a pergunta do milhão de dólares (na realidade não é, nós é que gostamos de acentuar o dramatismo). É a pergunta número um para ter uma presença bem sucedida no Facebook. Convém que tenhas uma resposta à altura, para evitar perderes tempo.

“Então, ainda no primeiro parágrafo ficou dada a resposta… Porque as pessoas estão no Facebook e eu quero ter mais clientes”.

Obrigado pelo esclarecimento. Sabemos que é sincero.

Há apenas um detalhe.

“Mau, qual é”?

A resposta não pode ficar por aí. Tens de ir mais longe.

Vejamos, qual é o teu relacionamento com os teus clientes? De compra e venda. Eles pagam-te o valor acordado em troca de um produto ou serviço.

A presença da tua empresa no Facebook tem de seguir a mesma linha. Tem de haver uma troca. Podes conseguir mais clientes para o teu negócio mas tens de dar algo em troca a quem visita o teu espaço no Facebook.

Calma. Isso de dar algo em troca não significa fazeres descontos a todos. Podes fazer algumas campanhas especiais, claro, mas evita os excessos.

Ajuda os teus clientes

É a melhor forma de conquistares novos clientes e fidelizares os actuais. Ajuda-os.
O Facebook ajuda-te a ficar mais próximo deles.
Aproveita para comunicar produtos ou serviços, anunciar novidades, para lembrar prazos a respeitar.

Responde aos teus clientes

Os teus clientes estão a uma curta distância. Seja no computador ou no smartphone. Se falarem com a tua empresa, se colocarem questões, responde. Sempre.
É claro que isto implica tempo. Mas não é ‘perder tempo’. É um investimento, uma aplicação. Não sabes se alguém a quem respondeste será cliente mas é muito provável que alguém a quem não respondeste deixe de o ser.
Além de que interagir com os clientes pode ser divertido e uma bela forma de os conheceres melhor.
Mais, com sorte, quando os teus clientes falarem no Facebook contigo, os amigos deles também vão saber.

Partilha

Partilha conteúdos com os teus clientes. Mas cuidado com o que partilhas. Esquece os vídeos de gatos, as mensagens emocionais que muitos gostam de espalhar pelo Facebook e outras coisas inúteis. Partilha conteúdos interessantes, que sejam relacionados com o teu negócio e que possam interessar aos teus clientes. Algo que seja um real valor acrescentado.

Sê social

O Facebook é uma rede social. Sê social. Constrói relações com os teus clientes. A pergunta principal desta nossa conversa já deixou de ser “porque é que a tua empresa está no Facebook” para ser “como podes usar o Facebook para ajudar os teus clientes”.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.