Recentemente numa das formações sobre como utilizar o LinkedIn na procura de emprego, foi-me colocada a seguinte questão:
Desde que fui despedida, o meu ex-patrão visita o meu perfil regularmente. Não gosto desta situação e julgo que procura saber se adiciono alguém aos meus contactos e talvez até possa tentar estragar potenciais entrevistas. Devo retirá-lo da minha lista de contactos LinkedIn?
Quem já assistiu às nossas formações de LinkedIn, sabe que aconselhamos adicionar todos os contactos (sim, todos!).
E porquê? Porque quando adicionamos alguém à nossa lista de primeiros contactos, trazemos os seus contactos para o nosso segundo nível, e esta aproximação pode ser (aliás é) benéfica.
E então, o que devemos fazer no caso de ex-patrões ou ex-colegas (e até ex-maridos ou ex-namorados) nos seguirem constantemente? Se os retirarmos da lista de contactos LinkedIn iremos perder os seus contactos da nossa lista de segundo nível, certo?
Por outro lado, o simples facto de ver os alertas da visualização, ou aparecerem na lista dos Utilizadores que visitarem o seu Perfil já é mau o suficiente. E então? Já considerou a hipótese de BLOQUEAR esse utilizador?
Quando bloqueamos um utilizador no LinkedIn, a relação nesta plataforma ‘morre’, ou seja, bloqueador e bloqueado deixam de se ver, ou até as suas atualizações. Nas pesquisas de utilizadores também não serão listados. Se por acaso tinham recomendações de um ao outro, também estas irão desaparecer.
O melhor de tudo é que o utilizador bloqueado não será notificado que isto aconteceu.
Como bloquear um contacto no LinkedIn?
Para bloquear alguém, devemos procurar e visualizar o perfil do contacto a bloquear. Depois, abrir o menu das opções do perfil.
Depois devemos seleccionar Report / Block e será apresentado o seguinte ecrã:
Atenção, só deve Bloquear se tiver mesmo a certeza que o quer fazer.
Não, Carolina, não te vamos bloquear 😉
O facto de bloquear não cobre todas as situações, uma vez que ao fazer logout, o utilizador bloqueado poderá consultar o perfil público do bloqueador, mas para tanta perseguição já pouco poderemos fazer.
Até à data, não necessitamos de bloquear ninguém, aliás queremos sempre mais ligações e seguidores, mas isso já tu sabias, certo?