Kaksi Media

Porque deves respeitar as categorias e etiquetas num site WordPress

As categorias e as etiquetas fazem parte do esqueleto do WordPress

Vamos tirar o esqueleto do armário. É de plástico e serve para mostrar com quantos ossos se faz o corpo humano.

Um esqueleto típico de um adulto tem 206 ossos, que servem para sustentar o corpo, proteger órgãos vitais, como o coração, os pulmões e o cérebro, assumir a base mecânica do movimento, armazenar sais, como o cálcio, e fornecer as células sanguíneas. Serve para muito, como se vê.

Num site WordPress temos diversos elementos que fazem parte do esqueleto do projecto e da forma como este se movimenta na Internet. As Categorias e as Etiquetas são dos ossos mais importantes.

Apesar disso são muitas vezes negligenciadas, tratadas como algo de secundário ou quase irrelevantes, quando podem ser determinantes na estrutura (lá está o esqueleto) do site e na sua optimização para os motores de busca.

O ideal é que sejam alvo de uma atenção particular desde o início da construção do site e sejam enquadradas dentro do seu espírito e objectivos.

A sua função primária é fornecer aos utilizadores uma opção de navegação consistente e temática.

Evita criar categorias e etiquetas de forma aleatória

Já te aconteceu, claro. Vais carregar no botão Publicar mas vês que falta assinalar a categoria e inserir as etiquetas. Como o tempo urge e não estás para pensar muito, crias uma categoria que te parece encaixar no tema do artigo e colocas duas ou três etiquetas a partir de tópicos que tens no texto.

O problema é que, desta forma, podes estar a prejudicar a indexação de artigos realmente relacionados com aquele conteúdo, perdendo a atenção dos visitantes após o conteúdo inicial. Ambas, categorias e etiquetas, podem ser aproveitadas para cativar o utilizador a permanecer no site e saltar para outros artigos até chegar ao teu objectivo final, seja ele qual for. Pode ser a subscrição da newsletter, efectuar uma compra, carregar num anúncio publicitários, entre outros.

Evita alterar as categorias e etiquetas

Já dissemos que as categorias e as etiquetas fazem parte do esqueleto do site. Já pensaste como seria se substituísses um fémur por um rádio?
Dependendo da forma como tens definidas as ligações permanentes do teu site, alterar as categorias pode ser problemático, além de negativo em termos de optimização junto dos motores de busca.

Por outro lado, ficar com uma “má” categoria poderá proporcionar piores resultados, se o site estiver demasiado confuso e difícil de navegar.

Ajuda os motores de busca

Não é o objectivo prioritário mas as categorias e as etiquetas podem fazer com que o teu site seja indexado com maior qualidade. Ajudam o Google e os restantes motores de busca a seguir os links internos.

Tal como um esqueleto em boa forma é importante para o bem-estar de cada um, gerir com dedicação as categorias e as etiquetas é promordial para o teu site.

Tens feito exercício físico?

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.