Kaksi Media

Devo colocar um anúncio pup-under no meu website?

Devo colocar um anúncio pop-under no meu site

É uma boa ideia colocar um anúncio pop-under no nosso site?  Este era o essencial da pergunta feita por uma cliente. A tentação seria responder de forma sintética e banal: depende. Era uma resposta correcta mas não a completa.

Optamos por outro caminho, atribuindo o devido contexto, que incluiu uma breve explicação do que é um pop-under e o desbravar de caminhos que conduziram à resposta final que acabou por ser a decidida pela cliente. Como deve ser.

O que é um anúncio pop-under?

Um anúncio pop-under acontece quando uma segunda janela do navegador de Internet (browser) aparece por trás da janela do site que o utilizador começou a visitar.

Explicação complexa? Agora de forma mais simples. Ao entrares numa página de um site que tem este tipo de anúncios, estás a carregar duas janelas, aquela que tem o conteúdo que pretendes (uma notícia, por exemplo) e uma outra, com o anúncio. Esta fica escondida pela primeira (under) e só se torna visível (pop) quando fechas a da notícia ou quando clicas no interior dessa página. Depende da opção técnica que o proprietário do site definir em conjunto com o anunciante.

Ao contrário do mais corriqueiro pop-up, que aparece por cima do conteúdo, o pop-under é um pouco menos intrusivo.

A questão central é sempre a mesma: como irão reagir os visitantes? Vão deixar o site e não voltar a visita-lo? Vão bloquear ou ignorar o anúncio? Vão interagir com ele e potenciar um retorno para o dono do site?

Não são perguntas de um milhão de dólares mas podem representar algum dinheiro.

A resposta não é definitiva. E é a mesma para todas as questões atrás apresentadas. É esta: depende.

O que deve fazer o dono de um site?

O objectivo é tentar perceber se o anúncio em causa não irá prejudicar o futuro do website em contraponto com aquilo que poderá permitir ganhar, seja no imediato ou a médio prazo.

Como proprietário de um website com publicidade, procurando o devido retorno pelo esforço desenvolvido na criação e gestão de conteúdos, o pop-under é, à partida, um bom meio publicitário. O rendimento potencial é superior a formatos mais rotineiros, como os banners. Algo que, em parte, se deve ao facto de ficarem mais visíveis e mais susceptíveis de serem clicados por parte dos visitantes.

Há outro aspecto a considerar. Muitos dos visitantes do site podem não ver os pop-under, se o browser estiver definido para impedir a abertura de janelas deste género. Claro que também não aparecem se estiver implementado um bloqueador de anúncios.

Em terminais móveis o comportamento do pop-under pode ser tão intrusivo como um pop-up e tornar-se algo irritante para os utilizadores.

A frustração pode ser atenuada em alguns casos se definires um tempo de expiração para o anúncio e se aparecer apenas nalgumas páginas.

Portanto, o primeiro passo é analisar com cuidado todas as possibilidades. Começando pelo tipo de visitantes que o teu website tem, a forma como estes interagem, se são regulares ou esporádicos. O cliente e o tipo de anúncio a inserir são outros aspectos importantes. Sem esquecer a regularidade da exibição desses anúncios: sempre, uma vez por sessão, a todos os visitantes ou de forma aleatória. Se apenas em desktop ou também mobile. Por fim, há o potencial rendimento a obter.

Se é a primeira vez que surge esta possibilidade (que pode ser uma oportunidade) talvez seja mais avisado fazer um primeiro contrato de curta duração e, no decurso e no final, avaliar todos os resultados.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.