Cada empresa tem (ou pelo menos devia ter) a sua política de comunicação nas redes sociais, muitas vezes resultante da sua experiência. Também nós temos a nossa política, e é frequente pedirem-nos algumas dicas. Algumas guardamos para nós e para os nossos clientes, mas outras resultam do bom-senso e até são óbvias, mas é fantástico observar como muitos as continuam a ignorar:
Aposta na qualidade dos teus seguidores e borrifa-te para a quantidade
Todos sabemos que te faz bem ao ego verificares que tens centenas de seguidores (nós também gostamos), mas estes de nada te valem se eles não estão interessados no teu negócio. Por isso, deixa-te de melgar as amigas da tua avó para darem like na página da tua empresa. Procura seguidores interessados nos teus produtos e que estejam dispostos a partilhar os teus conteúdos.
Sim, dá mais trabalho do que oferecer um chá às velhinhas do lar, mas a longo prazo terás mais retorno.
Publica conteúdos interessantes
Quando te limitas a anunciar os produtos ou serviços que vendes nas redes sociais, deixas de ser interessante e passas a ser um vendedor de enciclopédias. Cada vez que ‘tocas à porta’ corres riscos maiores de seres ignorado. Sê divertido sem ser palhaço (a menos que sejas na realidade um Palhaço), e tenta partilhar conteúdo interessante que atraia mais seguidores. Ocasionalmente, apresenta os teus produtos, dessa forma os teus seguidores, não só ‘abrem a porta’, como te convidam a entrar.
Se não consegues estar presente, apaga a conta
Acreditas que muitas empresas definem a sua política de presença em redes sociais, não por serem o local onde se encontram os seus clientes, mas porque o tema que compraram para o seu website tinha lá o link para essa rede? Sério, se o tema traz um icon bonito com link para uma página de Facebook, para uma conta Twitter, para o Google+, Pinterest, Instagram, etc. então há que criar uma conta em cada uma destas redes, e se por acaso não tiver o icon do LinkedIn, então não é necessário estar lá presente.
Custa a acreditar, não custa? Mas acontece.
A menos que a tua empresa tenha alguém exclusivamente dedicado a gerir a presença online, e que te consiga garantir presença em tantas redes, então aposta na abrangência. Caso contrário, restringe-te aquela (ou aquelas) redes onde sabes que os teus clientes estão e que podes garantir atenção.
Adequa a mensagem
Por vezes, a comunicação nas redes sociais, funciona através de forma semelhante a emitir um Press Release, onde depois de publicado um texto no website oficial, este texto é propagado para todas as redes sociais, não existindo conteúdo preparado e adequado a cada uma das redes. Não há mal nenhum em difundires os teus artigos, mas por favor cria conteúdo adicional em cada uma das redes. Cria posts no Facebook, publica artigos no LinkedIn, tweeta opiniões sobre algum evento. Depois de começares esta corrida, não podes parar.
A bota tem de dar com a perdigota
Se as pessoas não se identificarem com os teus conteúdos, haverá menos probabilidade de efetuarem compras ou solicitarem os teus serviços. E os teus conteúdos devem refletir a tua marca, a tua atitude, a tua forma de trabalhar.
Se és informal, descontraído, responsável e atento aos detalhes, deves fazer transparecer essas caraterísticas no teu conteúdo, como depois na venda e no serviço pós-venda, por forma a não defraudares as expectativas.
Define uma estratégia
Chama-lhe estratégia, ou plano. Na realidade, não importa o que lhe chamas desde que o definas e respeites. Neste plano deves definir qual o teu objetivo, o caminho a trilhar e detalhes sobre a passada, ou mais concretamente, a quem diriges a tua comunicação, quais os meios de comunicação a usar, e a periodicidade. Depois de definido, não esmoreças e mantém o ritmo. Vais ver que alguns concorrentes estão na mesma corrida contigo, mas não te conseguirão acompanhar.
Converte seguidores em clientes
Podes olhar para todas as métricas que quiseres, mas se no final do processo não estiveres a conseguir converter seguidores em clientes, então tens de mudar o teu conteúdo. É bom quando recebes likes e quando partilham o teu conteúdo, mas é muito melhor se ao longo do processo aumentares as tuas vendas. Define um objetivo e trabalha-o, por exemplo, define que queres que 6% dos teus seguidores efetuem uma compra de produtos, ou solicitem os teus serviços. Se não atingires o teu valor, aposta em imagens mais atrativas e conteúdos mais apelativos.
Estas são algumas das dicas que temos para ti.
Se quiseres mais dicas, contacta-nos pois queremos ser teus companheiros, mas isso já tu sabias, certo?