E o endereço do teu site? Com www ou sem www?

www em teclas

O dia solarengo prometia um passeio tranquilo. A temperatura estava agradável o que acentuava o gosto de andar na rua, apreciando a paisagem da cidade. Ao lado pára um automóvel. O vidro lateral desce e de dentro, do ar condicionado, vem a pergunta. “Boa tarde. Como é que vou para a Rua Direita?”.

Esta não é a minha cidade mas conheço-a o suficiente para ajudar a chegar à rua pedida. Também tinha obrigação de o saber, tinha acabado de vir de lá.

Como qualquer bom informador de percursos fiz aquilo que não gosto que me façam. Compliquei. Dei dois percursos diferentes. “Pode ir por aqui e vira ali ou pode ir ali à frente e virar à esquerda no semáforo”. O resultado foi o do costume: tive de repetir a indicação mas, desta vez, percebendo o erro, forneci só um dos percursos. Qualquer dos dois levaria à Rua Direita e a distância a percorrer seria a mesma.

É o mesmo que acontece a quem prefere ter ou não o www no endereço do respectivo website.

Qual é a diferença? Qual é a melhor opção, com ou sem www no que diz respeito ao SEO (optimização para motores de busca)?

Para um website comum, mesmo empresarial, não há qualquer diferença entre uma e outra forma. Portanto, escolher entre com ou sem www é apenas uma questão de gosto.

É verdade que há uma diferença técnica mas que é quase irrelevante para a maioria das pessoas e empresas. Quando colocas www no início do endereço passas a dispor de um nome de alojamento que é um ‘host’ e poderá ajudar na restrição de cookies quando são usados múltiplos subdomínios, entre outros detalhes.

E no SEO?

Pois, também não há benefícios em usar uma ou outra formulação. Também aqui é uma questão de preferência.

O que é importante é manter a consistência ao longo da existência do website. A opção inicial que tomares deve permanecer inalterada. Portanto, não mudes o endereço do website, seja para retirar ou acrescentar o www.

Faz saber, junto do mais importante motor de busca, qual a tua preferência e o Google vai respeita-la. Para isso visita a tua conta Google Webmaster Tools (basta usar as mesmas credenciais da tua conta Gmail) e registar o teu website. Tens de confirmar a sua posse, ou poderes de gestão, sendo este um processo simples seguindo as instruções da própria Google.

Se utilizares o plugin WordPress SEO by Yoast, este já irá inserir de forma automática o endereço correcto no cabeçalho do teu site, o que dará a conhecer à Google a tua preferência.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.