O Shark Tank vai começar em Portugal. E se tu fosses ao programa para apresentar o teu negócio? Sentes-te preparado para tal desafio? Não?
E que tal se enviasses o teu site para fazer esse trabalho por ti? Afinal ele está todos os dias disponível (seja para um tubarão ou potencial cliente) sempre pronto a explicar o teu negócio. Já tinhas pensado nisso?
Na Kaksi Media não fazemos sites, ou melhor, não fazemos apenas sites. Tentamos criar uma plataforma que possa trazer mais negócios para o teu projeto.
Como base de cada projeto, investimos em 4 pilares (processos esses também comuns à criação de um pitch, afinal tanto num caso como noutro, tudo se resume a comunicação):
Testa, corrige, testa, corrige, testa….
Ninguém nasce ensinado, e muito menos consegue acertar no modelo ideal à primeira tentativa. Não me venhas com a história “ah, mas eu conheço um tipo….”, não há outra maneira de dizer isto a não ser desta forma: “NINGUÉM ACERTA NO MODELO IDEAL À PRIMEIRA TENTATIVA!!!”
Sendo assim, há que testar o teu site over and over até sentires (não só tu, como os teus parceiros, clientes e potenciais clientes) que está a dar resultado. Já o Miguel Gonçalves gritava a plenos pulmões: “Se não os tens a tremer é porque não está a acontecer!”, e o mesmo deve passar com o teu site, ele terá MESMO de passar o teste da indiferença, fazer vibrar quem o visita.
Não tenhas medo de testar novas formulas e está atento ao feedback que obténs e analisa as métricas associadas ao teu site.
Criatividade, creativity, créativité ou kreativnost
Podes tentar expressar-te através de vários idiomas no teu site, mas a fórmula é única: “Tens de utilizar a tua criatividade no teu dia-a-dia e no teu site também”. Cada vez mais ouvimos a triste frase que afirma que os sites parecem-se cópia uns dos outros. Se não te sentes capaz de criar ou alterar um tema e aspeto do teu site, pelo menos aposta no conteúdo: “Conteúdos adequados, originais e de qualidade. Desde textos, imagens, enfim, informação que acrescente valor ao seu público alvo.”
Lembra-te que o que separa um artista de um sósia dele, é exatamente o mesmo que te pode separar de alguém (ou alguma empresa) que utiliza o mesmo tema que tu no website: Aparentemente iguais, mas diferentes quando dão largas à sua criatividade.
“Todos diferentes, todos iguais” ou “Todos iguais, todos diferentes”
Assume a diferença! Esquece os slogans da Benetton, e grita:”É bom ser diferente”. Só assim poderás diferenciar-te e criar uma imagem impactante.
Cria a tua marca e abusa dela. Não sejas mais um, sê inesquecível.
Borrifa-te para a concorrência
Tu és bom, não tens de ser o melhor. Ou seja, apresenta os teus resultados, mostra o que podes fazer, mas não te compares à tua concorrência. Esteja ela acima, ao teu nível ou até abaixo.
Simplesmente esquece-te que ela existe e nunca te refiras a ela. Afinal, ao contrário do que é comum dizer que a concorrência faz bem, tu deves definir o teu caminho independentemente do que a concorrência ande a fazer. Por exemplo, alguém acha que o Cristiano Ronaldo iria treinar menos se não existisse o Messi? Sê o CR do teu negócio.
Para terminar
Testa, sê criativo, assume a diferença e olha em frente. Se queres que o teu site esteja num mar agitado, escolhe ser Tubarão e não isco (e de preferência, leva a Kaksi como tua companheira).
Gostamos muito da companhia de outros tubarões, mas isso já tu sabias, certo?