Então não sabes porque é que a tua empresa precisa de um blog?

escrever blog

“O que não consigo perceber é porque é que tenho de ter um blog no site da minha empresa? O que é que ganhamos com isso? E quem é que vai escrever para lá?”.

As perguntas eram claras e directas e mereciam o que qualquer questão merece, uma resposta clara, directa e sincera.   Eram perguntas de um amigo que, por me saber nestas andanças, achou por bem contestar um dos meus artigos.

Como um bom amigo deve fazer, respondi.

A realidade é que um blog é muito mais que um aconchego ao ego ou uma forma de anunciar alguma coisa, um novo produto ou uma promoção, por exemplo. Um blog de uma empresa tem de ser isso mas também muito mais que isso.

Tem de ser – e agora é que é o grande momento – um meio de comunicação da empresa.
Ficaste desapontado? Não fiques, porque esta foi apenas a primeira parte da resposta.
Vamos à segunda.

Meio de comunicação

O blog é o mais poderoso meio de comunicação que a tua empresa tem. Mais até que aqueles belos anúncios televisivos que conseguiste comprar para a tua admirável campanha de Natal. Os anúncios ficam perdidos no tempo imediato, o blog permanence. Já ouviste, por certo, dizer que o acontece na internet, fica na internet.

Mais que um meio de informação, é um meio de comunicação e esta é uma diferença importante. Não se trata de fazer uns quantos artigos a apresentar novidades. Trata-se disso, sim, mas também de apresentar esses novos produtos, enquadrar a forma como podem ser utilizados, anunciar novas campanhas promocionais, como e porquê é que são lançadas agora, trata-se de dizer o que a tua empresa está a fazer, com que parceiros, os êxitos que obteve, mostrar que atrás do nome de uma entidade estão pessoas, quem são e o que fazem, as histórias que fazem o dia a dia.

“Mas ninguém quer saber o nosso dia a dia, quem são as pessoas que lá trabalham? Ou o que temos para dizer…”

Neste ponto, mais uma vez, estás enganado. É fácil dizermos a nós próprios que não, que ninguém quer saber o que temos a dizer. Mas não é verdade. A internet está em todo o lado e o mundo é grande. E há o Google e outros motores de busca. E há muitas ligações que podem começar na internet.

“Dá-me um exemplo”. Claro que sim. Diz-me tu um único dia, nos últimos anos, em que te levantaste, foste trabalhar e não tiveste de comunicar com absolutamente ninguém, sob nenhuma forma. Não te lembras? Claro que não.

Há pessoas interessadas naquilo que a tua empresa tem a dizer. Desde que diga coisas interessantes.

“Ok, mas quem é que vai fazer o blog, quem vai escrever?”. Bom, para começar, podes ser tu. Pode ser aquele funcionário ou podes contar com o apoio de uma empresa especializada que te ajuda nessa tarefa.

Seja de que forma for, não deixes é de comunicar a tua empresa. E o blog é a melhor forma de o fazeres.

José Freitas

José Freitas

Jornalista de profissão, aficionado do WordPress em projectos pessoais e colaborativos. Cinema, música, tecnologia, fotografia e mais umas coisas. De vez em quando assobia e alguma coisa acontece.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.