Erro Fatal no WordPress: O Maximum Execution Time Exceeded in WordPress e a lei de Murphy

cronómetro

O dia não estava a correr bem. Chovia, estava frio e havia muito trabalho a fazer. O WordPress tinha acabado de lançar uma actualização que era necessário instalar. Na verdade, o momento não era o melhor e não havia grande vontade de o fazer naquela altura. Mas tinha aprendido que o software deve estar sempre actualizado e decidi avançar. Sem medos e a pensar que, como noutras ocasiões, era coisa de um minuto. Daqui a instantes acabava.

Foi então que a lei de Murphy fez sentir os seus efeitos. Aconteceu o Erro Fatal. A mensagem, em inglês, assustava. Fatal Error? Um erro fatal? Lemos fatal e entramos em pânico. Não é um erro transitório. É um erro fatal. Relemos, com incredulidade, a mensagem. O erro fatal continua lá. Seguem-as as letras que formam as palavras que ajudam a perceber qual o erro: Maximum Execution Time Exceeded in WordPress. Sim, há mais erros fatais.

É agora tempo de respirar. E deitar mãos à obra para resolver o problema. Bem vistas as contas o erro fatal não é assim tão fatal e é coisa que se pode resolver com alguma rapidez.

Porque acontece o Fatal Error: Maximum Execution Time Exceeded in WordPress

O WordPress tem o PHP como linguagem de programação principal. Para proteger os servidores de abusos, há um tempo limite máximo definido para um script correr. A questão coloca-se na duração desse tempo, que depende das regras de cada empresa fornecedora de alojamento. Umas oferecem mais tempo, outras menos.

Quando um script chega ao limite desse tempo limite a resposta é o erro fatal.

Como resolver o Erro Fatal

Uma das opções principais passa por editar, de forma manual, o ficheiro .htaccess file.

  • Ligue-se ao seu website usando, por exemplo, um programa cliente de FTP.
  • O .htaccess está localizado na raiz da instalação WordPress junto do index.
  • Acrescente esta linha ao ficheiro: php_value max_execution_time 300
    Este código define o valor de tempo máximo para 300 segundos (cinco minutos).
  • Se, ainda assim, registar o erro, aumente o valor para 600.

Se não quiseres editar o ficheiro .htaccess à mão podes instalar e activar o plugin WP Maximum Execution Time Exceeded. O plugin trata de acrescentar o código necessário ao .htaccess.

A referida linha é escrita quando o plugin é activado e é eliminada quando é desactivado. Fica, por fim, a recomendação de fazer um backup do seu website antes de activar o plugin. Nunca se sabe quando a ‘lei’ de Murphy entra em cena.

A ‘lei’ de Murphy

Esta ‘lei’ nasceu por intervenção de um capitão da Força Aérea americana, Edward Murphy. Nos anos 50 do século XX Murphy era um dos engenheiros envolvidos nos testes sobre os efeitos da desaceleração rápida em pilotos de aeronaves.

Para fazer as medições, construiu um equipamento que registava os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos. O aparelho foi instalado por um técnico mas houve uma avaria. Chamado a repara-la, Murphy descobriu que a instalação estava mal feita e deu conta da sua teoria, de que se há alguma hipótese de algo correr mal, vai, de certeza, acontecer.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.