Kaksi Media

Facebook altera forma de cobrar pela publicidade

Facebook anúncios

Para ganhar mais, seja dinheiro, seja a confiança dos anunciantes, o Facebook decidiu alterar a forma como cobra pelas campanhas de publicidade baseadas em cliques.

Até agora, o Custo Por Clique (CPC) contabilizava todas as interacções dos utilizadores com o anúncio, incluindo Gostos, comentários, partilhas ou mesmo o clique no “ler mais”.

A partir de agora, passa a aplicar um sistema em que o cliente paga apenas pelos cliques que conduzam o utilizador ao website da marca, o direccionem para a loja online ou outros canais de venda ou para  a instalação de uma aplicação.

Se, por um lado, o Facebook pode estar a perder dinheiro, porque os cliques serão menos que os Gostos, por outro, a rede social acredita que terá dividendos superiores, devido a uma maior confiança por parte dos anunciantes que também estarão disponíveis a pagar mais por cada clique.

Dizem que ao longo dos últimos anos a oferta de anúncios foi sendo desenhada para ajudar os anunciantes a obter objectivos de negócio específicos. Esta actualização, garantem, faz parte desse esforço.

“Mas o que é que eu ganho com isso?”

Se fores um utilizador do Facebook não muda nada a tua forma de estar e interagir. Talvez comeces, em breve, a ver anúncios um pouco diferentes daqueles que, por norma, encontras.

Se fores anunciante já percebeste que há mudanças. Assim de repente, há uma alteração boa, que é o facto de passares a pagar apenas quando há interacções mais avançadas. A parte má é que, provavelmente, o Facebook irá começar a cobrar um pouco mais caro por cada clique.

Saber se esta mudança vale a pena é outra coisa. É algo que só a experimentação e o tempo vão dizer.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.