Facebook cria guia com noções básicas de privacidade

facebook privacidade

Muitas vezes não chega dizer o que é. É preciso ir mais longe, como explicar para que serve, como se usa. Uma espécie de livro de instruções. Sendo verdade que a maior parte das pessoas não lê livros de instruções, o melhor é colocar as coisas de forma simples, sintética e com muitos desenhos. Para que depois não surja a habitual frase – “eu não sabia que era assim…” – que promete sacudir a água de todas as capotas.

Foi o que o Facebook fez.

Como a informação é a melhor forma de prevenção, o  Facebook decidiu lançar um novo guia para ajudar os utilizadores a entenderem e configurarem as definições de privacidade.

As noções básicas de privacidade seguem as mudanças na própria política de utilização da rede social, que, como se sabe, efectua alterações com muita frequência.

Este guia está disponível em diversas línguas, incluindo a portuguesa e pretende ajudar os utilizadores a ajustar as configurações de privacidade.

É de fácil consulta e está dividido em três temas principais que ajudam a controlar o que outras pessoas vêem sobre um utilizador, como podem interagir com ele e como ele interage com os anúncios publicitários. Cada opção é, depois, subdividida noutros temas.

Estas noções básicas de privacidade oferecem algumas dicas que podem ajudar a melhorar a experiência dos utilizadores no Facebook, algo que, reconheçamos, já foi melhor no passado.

Com isto chegam ainda alterações (não dissemos que fazem muitas?) nos termos de utilização, nas políticas de privacidade e políticas de cookies.

E quanto aos anúncios?

Ora bem, o Facebook passa a facilitar o bloqueio de alguns dos anúncios que os utilizadores dizem não querer ver. Melhor, a partir de agora ao bloquear um determinado anunciante deixas de ver a sua publicidade em qualquer meio em que uses a rede social. Até aqui, tinhas de o bloquear no computador, no tablet e no smartphone de forma individual. Catita, não?

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.