Google quer (exige) websites amigos dos equipamentos móveis

Kaksi Media website amigo dos dispositivos móveis

É uma mini revolução, embora já fosse aguardada há algum tempo. A partir de hoje o mais importante motor de busca da Internet vai passar a valorizar, e muito, os websites que forem adaptativos, isto é, que se ajustem de forma correcta aos dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

A Google justifica esta mudança, anunciada há uns meses, com a prevalência crescente do consumo de internet através destes equipamentos. “Quando se fala de pesquisa em dispositivos móveis os utilizadores devem obter os mais relevantes e rápidos resultados, não importando se a informação existe em páginas web amigáveis dos móveis ou em aplicações”, refere a Google.

A gigante norte-americana diz ter ajustado os seus algoritmos para se adaptarem aos novos padrões de uso da Internet. Já a partir de hoje o facto de os websites serem, ou não, amigos da consulta em equipamentos móveis será determinante para a sua melhor ou pior classificação.

É verdade que será um de entre mais de 200 elementos que ajudam a definir a posição de um site nos resultados das pesquisas da Google mas será um elemento muito importante.

Esta alteração será implementada em todas as pesquisas efectuadas através de móveis em todas as línguas e em todo o mundo.

“Os utilizadores vão ver que será mais fácil obter resultados relevantes e de grande qualidade, optimizados para os seus equipamentos”, acrescenta a Google.

Para verificar se um website respeita as regras de mobilidade da Google, a empresa disponibiliza uma ferramenta onde podes fazer o teste à tua página.

Nós somos compatíveis e amigos dos dispositivos móveis. E o teu website?

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.