A importância das ligações permanentes no WordPress

links permanentes

Foi ao segundo clique. Estava logo ali, até de forma inesperada, o primeiro problema. Era a primeira visita ao website de um cliente que pediu uma avaliação do seu funcionamento usando apenas aquilo que estava visível aos visitantes, logo, sem acesso à área de gestão do WordPress.

Bom, em rigor, este era o segundo problema. O primeiro foi verificar que o WordPress estava desactualizado. Não deve acontecer mas não é coisa que nos ocupe agora.

Regressemos ao segundo problema. Como disse foi ao segundo clique. O primeiro foi para chegar à página inicial, o segundo para visitar um conteúdo interior.

Bang. Ali estava, a tentar passar despercebido. Um endereço que seguia a opção por defeito, com o inestético (e pouco amigável dos motores de pesquisa) conjunto de caracteres ?p=123 a seguir ao domínio (o nome e endereço do website).

A ligação permanente, o URL de cada página, é um elemento estruturante dos websites. Estes links correspondem aquilo que os visitantes colocam na barra de endereços do browser para chegar às páginas. Ou aquilo que os motores de busca utilizam para ajudar quem os procura a chegar ao destino. São os endereços partilhados nas redes sociais ou colocados como ligação interna ou externa no nosso website ou no de outros.

As ligações permanentes são fulcrais num website e, nalguns casos, podem ser determinantes para garantir os melhores resultados.

Alterar permalinks? Sim, mas…

No WordPress é possível alterar a estrutura das ligações permanentes mas ao fazer isto estás também a alterar o endereço das páginas. Se o processo não for desenvolvido com cuidado pode ter efeitos nefastos. Desta forma estarás a prejudicar o tráfego que chega ao website através dos motores de busca e de outras fontes.

Há, claro, uma forma de ultrapassar este problema, utilizando o redirecionamento 301.

No entanto, a melhor opção é configurar o website com uma estrutura de ligações permanentes adequada desde o início. Portanto avança com cautela e pensa bem no caminho que pretendes seguir.

Em abono da verdade não há uma solução. Há várias possibilidades. Umas melhores que outras, dependendo do tipo de website que tiveres.
Acontece é que a opção por defeito do WordPress, a tal com o ponto de interrogação e o ID de identificação do artigo, quase nunca é a melhor.

Por isso, hoje começamos uma série de artigos sobre as estruturas de ligações permanentes e os benefícios de usar URLs limpos e amigáveis.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.