Empresários a definir projeto de internacionalização com mapas na mesa.
| |

Internacionalização: Já decidiste o mercado mas o teu site ainda não sabe disso

Há um momento, em qualquer projeto de internacionalização, em que a decisão fica tomada. A investigação está feita, o mercado prioritário está escolhido, sabe-se qual é o segmento, qual é o canal e onde está a margem.

A partir daí a empresa muda. As metas comerciais mudam. O discurso interno muda. O orçamento passa a ter outro destino. Há gente na organização a preparar-se para um país onde nunca vendeu.

O site é que fica onde estava. Continua desenhado para o mercado de origem, organizado segundo a procura do mercado de origem, a falar para quem já conhece a marca.

Aconteceu-nos há semanas, com um cliente que acompanhamos num projeto de internacionalização em curso. A decisão de mercado estava fechada e a investigação tinha devolvido um dado que muda tudo: naquele mercado, as pessoas não pesquisam em inglês. Pesquisam na sua língua, com os seus termos, com as suas expressões para o mesmo produto.

Perante isso, surgiram duas objeções. Ambas de boa-fé, ambas com uma lógica que se percebe, e ambas das mais frequentes que encontramos em projetos deste tipo.

  • A primeira: não bastará aproveitar o site que já existe em inglês? Está feito, está pago, e o inglês é a língua franca dos negócios.
  • A segunda: se for mesmo preciso criar versões locais, isso não será pegar no site atual, clonar, traduzir os textos e ajustar alguns elementos? Fora a tradução, o custo seria marginal.

Discordámos das duas e a resposta a estas duas perguntas determina, em boa medida, se o mercado abre ou não.

1. “Mas nós temos o site em inglês”

Esta é a objeção mais comum de todas e a resposta está na questão de comportamento de pesquisa.

O inglês é, de facto, a língua franca dos negócios. Funciona entre profissionais que já se conhecem, em reuniões, em emails, em feiras, numa negociação avançada. O que o inglês não é, na maior parte dos mercados, é a língua em que as pessoas procuram.

Quem tem um problema concreto para resolver, seja equipar uma sala ou responder a uma necessidade de um departamento, escreve na sua língua. Não é uma decisão consciente. É a língua em que se pensa o problema.

Aqui está a confusão: o inglês serve depois de haver contacto, mas o problema é chegar lá, e essa fase acontece toda na língua do mercado. Um site internacional em inglês não falha por estar em inglês. Falha porque está posicionado no momento errado do percurso.

Barra de pesquisa online simulada em sobreposição num computador.

O segundo problema: genérico por construção

Há ainda uma questão mais subtil, que costuma passar despercebida.

Um site internacional em inglês não é dirigido a ninguém em particular. Não fala do contexto local, não responde às normas daquele país, não menciona prazos, condições ou capacidade de entrega naquele território, não tem referências locais. É genérico por construção, e tem de ser, porque tenta servir vinte mercados ao mesmo tempo.

Para um comprador que está a avaliar um fornecedor estrangeiro que não conhece, genérico lê-se como distante. E distante, num processo de compra B2B, lê-se como risco.

O que o site em inglês continua a fazer

Nada disto significa que o site em inglês foi um erro ou um desperdício. Continua a ter funções legítimas: servir mercados onde não há investimento dedicado, receber visitantes que chegam por outras vias, funcionar como cartão de visita institucional, apoiar contactos que já existem.

O que ele não faz é abrir um mercado onde a procura acontece noutra língua.

2. “Então é clonar o site e traduzir”

Esta é a objeção mais interessante, porque não está errada por ingenuidade. Está errada por localizar mal o custo.

A premissa implícita é que o site é um recipiente neutro e o conteúdo é aquilo que lá está dentro. Trocar o conteúdo seria, portanto, trocar o produto.

Mas nenhum site é neutro. As categorias que existem, as páginas que foram criadas, as perguntas que são respondidas primeiro, os produtos que ocupam o lugar de destaque, a ordem do menu, o que está a dois cliques e o que está a cinco: tudo isso é o resultado acumulado da procura de um mercado e da posição que a empresa ocupa nesse mercado. Foi desenhado, ao longo de anos, para uma realidade concreta.

Clonar esse site para outro país não é levar o site para lá. É levar o mapa da procura de origem e esperar que encaixe num território diferente.

A estrutura de um site é, ela própria, uma hipótese sobre o mercado. Traduzir o texto mantém a hipótese antiga intacta e limita-se a exprimi-la noutra língua.

3. A empresa não é a mesma nos dois mercados

Há uma característica essencial que torna o clone inadequado logo à partida.

No mercado de origem, a marca é conhecida. Tem história, referências, presença, clientes. O site pode assumir isso: a página inicial reforça algo que o visitante, na maior parte dos casos, já sabe.

No mercado novo, a mesma empresa é uma desconhecida, sem história local nem referências locais, a competir com fornecedores que estão ali há décadas, que o comprador conhece pelo nome e que muitas vezes produzem no próprio país.

O trabalho que a página inicial tem de fazer é, por isso, completamente diferente:

  • Função da página inicial No mercado de origem, reforçar uma marca conhecida. No mercado novo, justificar a existência de um fornecedor desconhecido.
  • Primeira dúvida do visitante No mercado de origem, qual é a solução certa para mim? No mercado novo, quem são vocês e porque havia de vos considerar?
  • Prova necessária No mercado de origem, referências setoriais. No mercado novo, conformidade, capacidade de entrega e presença local.
  • Papel do preço No mercado de origem, comparação. No mercado novo, justificação da origem estrangeira.

Nenhuma tradução faz esta passagem. Ela obriga a conteúdo que, na maior parte dos casos, não existe em nenhuma das versões atuais do site.

Há aqui uma nota importante para quem vende também através de distribuidores e revendedores. Num mercado onde ainda não há rede, o site é o primeiro instrumento de recrutamento de parceiros. É o que um potencial distribuidor vê antes de decidir se responde a um email. E um parceiro não procura o mesmo que um cliente final: procura margens, condições, apoio de marketing, catálogo técnico, fiabilidade logística e prova de que a marca não desaparece dali a dois anos.

Essa camada nunca existe no site de origem, porque no mercado de origem a rede já existe e não precisa de ser recrutada.

Uma nota sobre a fase anterior…
Tudo o que está escrito acima pressupõe que a decisão de mercado já foi tomada com fundamento: canal, margem, prova técnica, capacidade operacional. Se essa parte ainda não está resolvida, o problema não é o site. É anterior a ele, e nenhuma adaptação o resolve.
Escrevemos sobre essa fase em julho, em Não traduzas o teu site: o guia prático de internacionalização digital para PMEs. Se estás no início do processo, é por aí que vale a pena começar. Este artigo trata do passo seguinte.

4. A arquitetura de domínios: a decisão que se toma por omissão

Este é o ponto que muitas vezes fica de fora da conversa e o que tem maior impacto no custo recorrente.

Uma empresa que já tem três ou quatro sites e decide entrar em novos mercados não está a fazer uma soma linear. Está a multiplicar manutenção, atualizações de segurança, sincronização de catálogo, consistência de preços, gestão de conteúdo e risco de divergência entre versões.

As opções principais:

  • Domínio por país (.se, .nl, .de…) Vantagem: sinal de confiança local forte, alinhado com a expectativa de compradores institucionais. Custo e risco: autoridade construída de raiz em cada domínio, custo máximo de manutenção.
  • Subpastas num domínio principal Vantagem: concentra autoridade, manutenção unificada, escala melhor. Custo e risco: sinal local mais fraco, dependência de um único domínio.
  • Modelo misto Vantagem: equilíbrio possível entre os dois. Custo e risco: complexidade de governação e de regras.

Não há resposta única. Há uma decisão a tomar com critério, com implicações técnicas, sem esquecer a importância da adequação ao mercado local, o estilo de comunicação e a otimização para as ferramentas de pesquisa.

O problema é que, numa lógica de “clonar o site”, esta decisão nunca chega a ser tomada de forma explícita. Toma-se por omissão, e depois herda-se durante anos.

Empresário escreve num gráfico na parede.

5. Visibilidade em ferramentas de pesquisa, incluíndo IA: a camada que já não é opcional

Este é o argumento mais recente e o menos presente nas conversas sobre internacionalização.

Os assistentes de inteligência artificial respondem na língua da pergunta e alimentam-se sobretudo de fontes nessa língua. Quando um comprador pergunta a um assistente quais são os fornecedores de determinada categoria de produto que cumprem determinada norma no seu país, a resposta é construída a partir de conteúdo escrito na língua desse país.

Não existir na língua do mercado já não significa apenas não aparecer na pesquisa local. Significa ficar de fora da camada onde hoje se forma a lista curta de fornecedores considerados, ou seja, o momento em que se decide quem é sequer avaliado.

É uma camada que está a crescer no B2B, na fase de investigação inicial, que é justamente onde uma empresa desconhecida mais precisa de aparecer.

Não se compra com anúncios. Constrói-se com conteúdo local, estruturado e citável, e tem prazo de maturação. Que é, em si, um argumento para começar cedo e a sério.

6. Onde está realmente o custo

O ponto de discórdia não é se há custo. É onde ele está.

  • Tradução de conteúdo existente — cerca de 15 a 20% do esforço. Comprimível por IA, com validação humana obrigatória.
  • Investigação de procura e terminologia local — peso significativo. Parcialmente comprimível.
  • Arquitetura e mapa de conteúdo por mercado — peso significativo. Não comprimível.
  • Conteúdo novo: conformidade, canal, prova local — peso significativo. Parcialmente comprimível.
  • Implementação técnica e decisão de domínios — peso moderado. Não comprimível.
  • Operação continuada e iteração — custo recorrente. Não comprimível.

Valores indicativos, com base na nossa experiência em projetos deste tipo.

A tradução é a única linha que a inteligência artificial comprime de forma substancial.

Empresário olha para folhas com contas.

7. Um site de mercado não é uma obra com data de fim

Há uma última ideia implícita na objeção do custo marginal: a de que a adaptação é um projeto, com início, meio e entrega.

Um site, seja ele em que mercado for, é uma entidade viva. Acompanha o calendário de compras local, que não é o português. Acompanha os ciclos de renovação e os momentos de maior procura, que variam de país para país. Responde a alterações normativas e à concorrência local, que reage.

Orçamentar a adaptação como obra única é orçamentar mal, seja qual for o valor. É também uma das razões mais comuns pelas quais projetos internacionais bem iniciados param seis meses depois. Não falharam, só não foram pensados para continuar.

Faltou a camada do marketing personalizado e adequado ao mercado local.

8. O risco que não aparece em nenhuma folha de cálculo

Convém explicitar o cenário que se procura evitar, porque é o mais provável e o menos discutido.

Clona-se o site e traduz-se.
Não converte, porque a arquitetura responde à procura errada, falta a camada de conformidade e não há sinais de confiança local.
Conclui-se, internamente, que o mercado não funciona para nós.
O mercado fica fechado no plano interno durante anos.

O custo real de uma adaptação mal feita não é a diferença de orçamento entre fazer bem e fazer barato. É perder a oportunidade e perder o argumento para voltar a tentar. Numa segunda tentativa já não basta convencer o mercado: é preciso convencer a própria empresa contra o seu histórico.

Sala de escritório vazia com mapa riscado a vermelho ao fundo.

9. A táctica dos passos: um à frente do outro

A objeção do investimento é legítima e merece resposta, não desvalorização, mas a resposta certa é de sequenciamento, não de corte na qualidade.

  • Fase 1: um mercado, com profundidade. Investigação de procura e terminologia local, arquitetura própria, camada de conformidade, conteúdo para os dois públicos (cliente final e canal), decisão de domínio, visibilidade em IA desde o início. E medição a sério.
  • Fase 2: replicação metodológica. Os mercados seguintes com o método já validado. O custo unitário desce, porque a aprendizagem é reutilizável: a metodologia, os modelos de conteúdo, a estrutura de conformidade, os critérios de decisão.

Isto reduz o investimento inicial. Mas o ganho maior é outro: permite distinguir entre duas coisas que, de outra forma, se confundem para sempre. O mercado não funciona e a nossa execução não funcionou.

Em resumo

O site em inglês não abre um mercado onde a procura acontece noutra língua. O clone traduzido leva o mapa errado para o território certo. E o custo da adaptação não está onde a intuição o coloca: está na investigação, na arquitetura, na prova e na operação continuada, que são exatamente as partes que nenhuma ferramenta comprime.

Adaptar um site a um mercado é aceitar uma ideia simples e desconfortável. Naquele país, a empresa começa do zero. O site tem de refletir isso.

Estás a preparar a entrada num novo mercado, ou já tens um site noutra língua que não produz resultados? Vamos conversar.

Declaração de autenticidade: Conteúdo criado pela equipa da Kaksi Media com escrita, edição e revisão humana e apoio de IA. Uma das imagens foi criada por IA.

Publicações similares