Kaksi Media

Razões para ter uma estratégia de marketing social e digital

U2

É uma frase velha: “Não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão”. Deixemos as questões de semântica para outras núpcias e vamos ao essencial.

Se é verdade que uma má primeira impressão é definitiva, é ainda mais verdade que pode ser ultrapassada se estivermos disponíveis a dar uma segunda oportunidade. O problema é que, para que isso aconteça, temos de ser conquistados. Ou seduzidos.

Num mundo em que tudo circula muito depressa, as empresas necessitam de todos os trunfos para terem direito a uma segunda oportunidade para o caso da primeira ter corrido mal. É aqui que entram algumas das muitas razões para ter uma estratégia de marketing social e digital.

Em 2014, a Apple forçou a apresentação do novo disco dos U2 aos utilizadores dos seus equipamentos móveis, iPhone e iPod. O álbum dos irlandeses apareceu nos dispositivos sem que os utilizadores tivessem pedido. Para uns, foi uma boa oferta. Para outros, foi um erro grave. Uma opinião partilhada por muitos fãs.

A Apple e a banda foram severamente criticados durante semanas e o vocalista dos U2, Bono Vox, veio admitir que foram longe demais e se deixaram entusiasmar pelo momento.

Esta foi, para os U2 e para a Apple, uma má opção de marketing. A carreira dos U2 foi apenas levemente machucada pelo caso. A Apple passou por entre as pingas da chuva. Mas a Apple é, enfim, a Apple.
Como seria se algo deste género se passasse, com a devida adaptação de escalas, ao seu negócio?

Ligações directas

O marketing social e digital fornece às empresas a possibilidade de estabelecerem ligações directas e imediatas com os seus consumidores e funciona ainda como uma plataforma flexível para consolidar uma marca. Daí ser obrigatório atribuir prioridade a esta forma de comunicação. Ia escrever que é ‘cada vez maior’ a necessidade de o fazer. Não o fiz porque é uma frase que já não representa a realidade. Neste aspecto, o ‘hoje’ já é tarde.

Mas não se preocupe. Nem tudo está perdido se só agora começa a pensar em criar uma estratégia de marketing social e digital.

Criar uma boa impressão

Pode ser à primeira, à segunda ou à terceira mas quando mais cedo melhor. Os seus consumidores actuais e futuros estão todos nas redes sociais e precisa de lhes entregar as mensagens correctas para que se lembrem da sua empresa.
É essencial definir uma estratégia de marketing cuidadosa, planeada e atenta à actualidade.

Uma linha de rumo

Traçar uma linha de rumo, mediante um planeamento, permite definir o percurso que vai fazer, evitando as publicações errantes e que parecem ter sido feitas apenas por circunstância ou porque era preciso “dizer qualquer coisa”.
Crie uma cadência de publicações de qualidade, consistentes com a imagem da sua marca.
A tranquilidade interna é uma outra vantagem desta estratégia, uma vez que fica livre da pressão sobre o que vai colocar hoje no site ou nas redes sociais. Este é um ponto determinante para as pequenas empresas, em que uma pessoa ou duas acumulam diversas tarefas, incluindo a de fazer os negócios prosperarem.

O alvo e os objectivos

A estratégia de marketing social e digital visa ainda garantir que tem bem definidos os seus alvos e objectivos. Quem visita o seu site? Quem o segue nas redes sociais? Qual o registo ou tom que deve usar? A linguagem a aplicar? Que tipo de publicações deve fazer? Com que regularidade? A que horas? Que clientes quer ter?
Todas estas perguntas têm de ter resposta no processo de planeamento da sua presença online. E, claro, sofrerem as necessárias adaptações quando for necessário.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.