Kaksi Media

Porque deves patrocinar posts no Facebook com 1 euro por dia

Actualização: Considerando as alterações à classificação de publicações por parte de páginas, anunciadas pelo Facebook na primeira metade de Janeiro de 2018, passamos a recomendar que o valor mínimo de patrocínio de posts ou investimento em publicidade passe a ser de 2 euros por dia.

Este artigo continua a ter relevância e a ser actual, com a diferença de onde lês 1 euro por dia, deves ler 2 euros por dia.

Parece que já estamos a ouvir as tuas perguntas: “patrocinar posts no Facebook com 1 euro por dia? Qual é a lógica disso? Serve para alguma coisa?”. A resposta curta é sim. Vale a pena, há uma lógica e serve para alguma coisa.
Porquê e como é o que vamos contar-te a seguir.

Fazer publicidade no Facebook é fácil. Basta criar uma conta, inserir os dados de pagamento e pronto, tudo a postos para começar a fazer anúncios e/ou promover publicações (posts).

Com o tempo talvez percebas que a parte complicada é obter resultados dos patrocínios que fazes. Nessa fase começam a surgir as dúvidas: “Será que vale a pena fazer publicidade no Facebook? Estou a gastar dinheiro de forma desnecessária? Há outras formas de fazer isto?”.

Bem-vindo ao clube. Também tivemos essas dúvidas. Foi por isso que decidimos fazer algumas experiências.

Publicitar no Facebook todos os dias

Fazer publicidade no Facebook para obter resultados positivos e de qualidade pode ser complicado. Mas está longe de ser impossível, como vamos ver.

Nós decidimos começar a utilizar uma estratégia simples, que qualquer pessoa pode fazer. Mas com objetivos bem determinados. Este não é o território das métricas detalhadas de cada anúncio publicitário feito no Facebook. Não é o território da secção ‘Gerir anúncios’ ou do mais ou menos complexo ‘Power Editor’.

É um processo fácil mas que deve ser executado, em todo o caso, com o rigor que se exige a quem está a investir dinheiro. Mesmo que seja 1 euro por dia.

Patrocinar posts no Facebook por 1 euro por dia é agora algo que fazemos todos os dias. Funciona em todos os tipos de mercados. Para empresas que procuram chegar aos consumidores ou a outras empresas. Em grandes, médias , pequenas e micro empresas. Funciona para quem tem grandes orçamentos reservados para publicidade no Facebook ou mesmo para quem quase não tem orçamento. Afinal tudo começa por 1 euro por dia.

Patrocinar posts no Facebook para obter resultados

Patrocinar posts no Facebook é a mais simples forma de publicitar na rede social. E todos aqueles que passeiam pelo feed de notícias (outrora conhecido como ‘mural’) já viram destes anúncios.

É ainda a forma mais económica. Basta aplicar 1 euro por dia. Para qualquer outro tipo de anúncio precisas de um orçamento um pouco maior.

Não se trata de patrocinar uma página no Facebook para obter gostos.

Um post patrocinado começa quando fazes um post, uma publicação, na tua página – e não no teu perfil pessoal -, e carregas no botão azul “Promover Publicação”. Defines um orçamento para essa promoção mas não podes estabelecer qual o custo para cada clique ou mesmo um objetivo específico, isto é, qual a forma de conversão que consideras mais adequada. Uma conversão é a ação que pretendes que o utilizador do Facebook execute.

Promover publicação no Facebook

Ao carregares no botão “Promover Publicação” estás a dar ao Facebook autorização para que defina o objetivo dessa campanha de publicidade. Nestes casos o Facebook vai em busca da melhor combinação entre o alcance e a interação por parte do utilizadores. Para isso vai procurar o público que parece mais inclinado a visualizar e interagir com o teu post patrocinado. Seja clicando, reagindo com um Gosto ou outra reação, comentando ou mesmo partilhando. A não ser que definas um público específico. Já lá vamos.

Porquê patrocinar, perguntas tu

“Porquê patrocinar no Facebook quando posso publicar posts sem pagar nada?”. Sabíamos que essa pergunta ia aparecer. E temos a resposta.

Numa das suas habituais mudanças, o Facebook decidiu, desde há cerca de dois anos, dar mais destaque às publicações de familiares e amigos com quem os utilizadores mais se relacionam dentro da rede social. O mesmo acontece com as marcas e empresas com quem mais contactam. Só que, neste caso, o Facebook mostra menos vezes os seus conteúdos.

Para a maior parte dos utilizadores foi uma boa medida. Inundados de publicações de páginas, muitas vezes sem qualquer interesse para eles, passaram a ter um feed de notícias mais limpo e com aquilo que era publicado pelas pessoas que mais lhes interessavam.

Para as empresas esta não foi uma boa alteração. Para obterem os mesmos resultados do passado tiveram de começar a investir em publicidade.

Foi uma jogada do Facebook para começar a ganhar mais dinheiro com publicidade? Não e sim. Não, pelo motivo atrás referido e que estava a fazer com que as pessoas passassem menos tempo a passear pela rede. Sim, porque, bom, o Facebook também é um negócio.

Patrocinar posts é, assim, uma forma de quebrar aquela barreira e fazer aparecer a tua publicação junto de pessoas que provavelmente não a iriam ver.

Como patrocinar posts no Facebook em dois passos

Podes ter muitos objectivos ao fazer publicidade: divulgar a marca, obter reconhecimento, procurar interação, angariar contactos e mesmo fazer vendas. Com os posts patrocinados podes obter resultados em qualquer destes objetivos. Mas podes conseguir muito mais. É aqui que as coisas podem ficar muito interessantes para ti e para o teu negócio.

Entremos no domínio dos ‘ses’. Se o teu conteúdo for bom e se apontar ao teu público desejado, os posts patrocinados podem ajudar-te ao longo do tempo. Não só a obteres reconhecimento da tua marca, empresa ou produto, não só a garantires interações mas também a conseguires contactos e vendas.

O primeiro passo para tudo isto é teres algo a dizer. Precisas de conteúdo de qualidade, útil, interessante e bem escrito, não no sentido literário mas numa vertente prática. Se quiseres podes chamar-lhe marketing de conteúdo. Nós preferimos falar em conteúdo de autoridade, porque deve apresentar-te, junto de quem lê ou vê (se for um vídeo), como alguém que sabe do que está a falar.

O segundo passo é definires o público que pretendes atingir. Quem são as pessoas com quem pretendes ‘falar’, quem desejas influenciar, quem poderá interagir contigo ou quem queres que seja o teu próximo contacto.

Pensa quem serão as pessoas que poderão estar interessadas no que tens a dizer, aquelas que poderão estar mais receptivas a abrir as tuas newsletters, a visitar a tua loja ou a encontrar-se contigo numa feira empresarial. Lembra-te que a prioridade aqui não é vender-lhes produtos ou serviços, é tão só estabelecer-te como uma autoridade. Alguém que tem conhecimentos e opiniões e está disponível a partilha-las. A parte da venda vem mais tarde.

Este é o ponto em que começas a criar uma audiência. Primeiro no papel ou num documento no teu computador. Depois pega nessas notas e vai até ao Gestor de anúncios do Facebook para criares o teu público. Quando o tiveres definido, guarda-o como ‘público guardado’. Podes ter vários e, mais dia menos dia, vais mesmo ter vários. Deixemos isso para daqui a pouco.

Guarda públicos no Gestor de anúncios do Facebook

Mas os resultados não são rápidos, pois não?

Patrocinar post no Facebook por 1 euro por dia não é o mesmo que patrocinar com 10, 100 ou 1000 euros por dia. Pensa que este é um processo semelhante a um bom tratamento de emagrecimento.

Se optares por uma dieta radical, por entre as inúmeras que existem por aí, podes alcançar alguns resultados em pouco tempo. Mas o efeito esgota-se tão rapidamente como chegou e depressa regressas ao peso que tinhas.

Se preferires uma dieta específica para ti, orientada por um nutricionista, que te vai indicar quais os alimentos que deves comer e as respetivas combinações, vais emagrecer de forma mais lenta mas consistente e com resultados a longo prazo.

Esta forma de patrocinar posts no Facebook aproxima-se desta última opção. Pequenos passos, todos os dias, orientados para alcançar determinados públicos e visando resultados ao longo do tempo.

Como dizem os chineses, todas as grandes caminhadas começam por um pequeno passo.

Mas isso funciona apenas no mercado das empresas para os consumidores, certo?

Ainda bem que fazes essa pergunta. Funciona em todos os tipos de mercados. No mercado das empresas para os consumidores (em inglês usa-se o B2C, de business to consumer) funciona como vimos até aqui.

Mas será de esperar que este método proporcione resultados quando falamos de empresas para empresas, o B2B (de business to business)? Sim, também pode.

Imagina uma empresa que vende apenas para outras empresas. Muitas vezes as negociações são longas, com múltiplos contactos, perguntas e respostas e trocas de emails.

Usando este método, a empresa vendedora pode patrocinar post no Facebook por 1 euro por dia para promover como se usam os seus produtos, exemplos práticos, casos de estudo, além de mostrar as funcionalidades e benefícios. O alvo? As pessoas que trabalham ou podem influenciar a decisão da empresa compradora.

Este é um ponto em que a segmentação e a criação de públicos guardados entra em campo.

Além disso as tuas publicações (posts) podem sempre chamar a atenção de outros públicos, de outras empresas.

É, por isso, fundamental acompanhar, interpretar e aprender com os resultados de cada uma destas ações.

Aprende com os resultados para obter melhores resultados

Voltemos à questão do emagrecimento por um instante. Seguires à risca as recomendações que o nutricionista fez na primeira ou segunda consulta nem sempre é suficiente para perderes peso. Daí teres de fazer novas consultas de forma periódica.

Trata-se de avaliar os passos dados, perceber o que está a correr bem e mal, fazer correções e, por vezes, implementar novas estratégias.

Ao patrocinar post no Facebook por 1 euro por dia, usando o botão “Promover Publicação”, estás a dar uma carta branca à rede social e ao seu algoritmo. É verdade que é suposto fazer o melhor possível. Os senhores do Facebook querem que tenhas sucesso com os teus anúncios para que voltes a usa-los. Mas nem sempre é isso que acontece.

Umas vezes pode ser responsabilidade do algoritmo, outras vezes pode ser o erro que fizeste na seleção ou segmentação do teu público alvo. E há aquelas vezes em que a mensagem não foi bem conseguida.

É essencial acompanhares os resultados com atenção, interpretar os dados que tens ao dispor e, quando for necessário, fazer correções. Não se trata de um ‘se’ mas sim de um ‘quando’, porque vai acontecer.

Inevitavelmente vais falhar. Não é um problema só teu. Acontece com todos, mesmo os maiores especialistas em marketing. Nem todas as campanhas funcionam. É importante saber aprender para obter resultados progressivamente melhores.

Por vezes terás de criar novas audiências, noutras vais precisar de as refinar ou combinar. Entre estas podem estar as pessoas que visitaram o teu site e que ficaram ‘assinaladas’ pelo teu Facebook Pixel, se o usares. Mas isto é tema para outro dia.

Para hoje ainda temos mais um detalhe.

Mas que post devo patrocinar?

Uma espécie de ponto prévio neste método. Precisas, antes de mais, de uma estratégia de marketing digital. Não tem de ser um documento de 15 ou 20 páginas. Basta que reúna o essencial do teus objetivos, do público que pretendes alcançar, da forma como te queres apresentar no Facebook.

Claro que precisas de ter conteúdo. Na maior parte dos casos os posts que colocas no Facebook não valem por si só.

Há casos em que isso acontece mas são situações isoladas e pontuais.

Vais precisar de publicar no teu site conteúdo de qualidade, relevante e com regularidade. Em resumo, vais precisar de marketing de conteúdo. Mas, por favor, evita ‘vender’ os teus produtos nesses artigos. Não assumas uma postura permanente de promoção. Ninguém gosta de vendedores chatos.

Opta por ser útil a quem lê os teus artigos. Informa, entretém, conta histórias, apresenta casos de estudo.

Depois de partilhares o artigo no Facebook analisa as reações. Se o post estiver a receber a atenção dos utilizadores, através de reações, partilhas e comentários, é um bom candidato para patrocinar.

As probabilidades de ter uma boa classificação de relevância são altas e isto fará com que o teu 1 euro possa chegar a mais pessoas, mesmo de forma orgânica.

Lembra-te que o Facebook prefere mostrar aos utilizadores aquilo que outros estão a gostar. Quanto maior for o ‘score’ de relevância do teu anúncio menor o valor que vais pagar por cada pessoa alcançada.

Isto é uma boa notícia para quem promove conteúdo de qualidade mas uma má notícia para quem insiste em patrocinar posts de teor puramente comercial.

Os “Compre agora”, “Desconto de x%” ou “Em saldos” não obtém, por norma, uma boa classificação de relevância e acabam por ter um custo mais alto por utilizador alcançado.

De preferência foge destes temas nos posts que patrocinares com 1 euro. Para alcançares objetivos imediatos de venda opta por outro tipo de anúncio.

Em conclusão, faz o Facebook levar-te ao teus clientes

  • Publica conteúdo de qualidade, relevante para o teu público e que te apresenta como uma autoridade no teu negócio. Escolhe um registo informativo ou de entretenimento, com maior ou menor formalidade. Segue o teu estilo mas sê sempre humano e social.
  • Patrocina posts no Facebook por 1 euro por dia. Procura alcançar o teu público alvo e cria audiências personalizadas. Define a localização pelo local onde residem ou onde estão, dependendo do teu negócio e objetivo, seleciona as idades, quando for caso disso, e os interesses, quando se justificar.
  • Sempre que possível aguarda duas ou três horas após a publicação para encomendar a promoção da publicação. Este compasso de espera evita que venhas a pagar por visualizações orgânicas que irias ter de qualquer forma.
  • Começa a avaliar o comportamento do patrocínio ao fim de cerca de 8 horas. Se as reações forem poucas (cerca de 10%) do número de pessoas alcançadas, coloca a possibilidade de parar a promoção. Isto vai acontecer na esmagadora maioria dos casos, não te preocupes demasiado.
  • Se os resultados forem positivos, equaciona um reforço do patrocínio e prolonga-o por mais um ou dois dias. Coloca na lista para ser, de novo, patrocinado dentro de uma a duas semanas.
  • Analisa todos os dados e vai melhorando de forma progressiva as tuas publicações e aquelas que patrocinas. Quando chegar o momento de criar anúncios específicos, utiliza todos estes conhecimentos. Nessa altura já deverás poder usar técnicas de remarketing com algum proveito.

NOTA: Este post foi patrocinado com 1 euro

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.