Moda no Facebook e Instagram: na moda durante o ano inteiro

José FreitasSocial Media

O tema da moda no Facebook e Instagram está na moda o ano inteiro

Sabias que mais de um terço das menções a compras, roupas e acessórios no Facebook são feitas por homens?

Yep.

O número é da própria rede social e resulta de uma pesquisa que envolveu a análise de conversas sobre moda no Facebook e Instagram em seis países: Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Alemanha e Estados Unidos.

Usando inteligência artificial, o Facebook descobriu que 37% dessas conversas eram protagonizadas por homens.

Surpreendente? Se sim, não fiques por aqui. Há mais coisas que te podem levar a um ‘não estava à espera disto’.

Por exemplo, na escolha de palavras.

Outro dado curioso é a escolha de palavras. Na Grã-Bretanha, as pessoas tendem a usar termos como ‘mimar’, ‘deleitar’ – no sentido de algo que é fora do vulgar e fornecer um certo prazer -, ou ‘terapia’, quando estão a falar de moda.

Já nos EUA, a linguagem usada encaminha para uma moda mais funcional, relacionada com trabalho. Na Alemanha, surge associada a ‘andar’ e ‘passear’. Em França, está ligada a ‘presentes’ e ‘descontos’. Em Espanha e Itália, as palavras mais comuns ligadas a publicações de utilizadores sobre moda são ‘caro’, ‘barato’ e ‘custo’, entendido como preço.

O estudo não inclui dados sobre Portugal mas não será complicado inferir quais serão, conhecendo nós o país e as suas pessoas, e extrapolando dados a partir dos nossos vizinhos latinos.

Os produtos mais falados são…

Os itens mais referidos pelas mulheres nas publicações são também diferentes mediante o país. O estudo do Facebook revela que as britânicas falam mais sobre roupa para usar no exterior e para sair. Em Espanha e Alemanha dominam as malas de mão, enquanto em Itália, França e EUA os protagonistas são os sapatos.

Em Espanha, surgem os sapatos em segundo lugar e as malhas – camisolas, casacos -, em terceiro.

 

Os itens mais referidos pelas mulheres nas publicações são também diferentes mediante o país

Os itens mais referidos pelas mulheres nas publicações são também diferentes mediante o país

Conversa para todo o ano

Se, de alguma forma, estás ligado ao mundo da moda – mesmo enquanto consumidora – estarás à espera de que as conversas sobre o tema ocorram com maior frequência em alguns momentos do ano.

Por exemplo, no lançamento de novas colecções ou na proximidade de épocas festivas, como o Natal.

Bom, a análise do Facebook detectou um pico por alturas de dezembro. Mas, no essencial, o tema da moda, roupa, sapatos, compras, acessórios, tem estado relativamente consistente neste período de ano e meio.

O que significa para quem está ligado ao sector? Que deve aproveitar os momentos especiais para gerar uma animação maior mas não deixar esmorecer a conversa no resto do tempo.

Ah, sábado é o dia da semana em que ocorrem mais referências em ambas as redes. Talvez por ser o dia preferencial para compras.

 

As compras de roupa, sapatos e acessórios são tema de conversa o ano todo

As compras de roupa, sapatos e acessórios são tema de conversa o ano todo

Facebook? Instagram? Ambos?

No estudo, que não tem uma base científica e resulta da análise de inteligência artificial das publicações e comentários dos utilizadores, o Facebook revela que nos países europeus observados os fãs da moda estão bastante activos no Instagram, consumindo 5 vezes mais fotos que a média dos outros utilizadores da plataforma.

As mulheres que usam a hashtag #fashion também adoram vídeo. Mais que as outras mulheres que não fazem uso dessa hashtag. Também fazem mais publicações na app de fotos.

As pessoas que gostam de falar de moda, roupa e sapatos no Facebook e Instagram também adoram grupos.

“Em média, pelos seis países que estudamos, há 52 mil grupos grupos relacionados com moda, por país, com cerca de 320 membros activos em cada”, assinalam os autores. Dos participantes, cerca de 70% são mulheres.

 

se estás ligado ao mundo da moda na vertente de criador, produtor, vendedor e promotor, só tens um caminho: mantém a conversa activa ao longo do ano

se estás ligado ao mundo da moda na vertente de criador, produtor, vendedor e promotor, só tens um caminho: mantém a conversa activa ao longo do ano

Conclusão

Que conclusões tira o Facebook?

Bom, se estás ligado ao mundo da moda na vertente de criador, produtor, vendedor e promotor, só tens um caminho: mantém a conversa activa ao longo do ano.

Deixa de pensar apenas em momentos especiais para agitar as pessoas e assume esta posição durante todo o ano.

Sim, os momentos especiais do ano e o lançamento de colecções são momentos importantes mas alimenta a conversa em permanência.

Procura olhar para o que tens feito e ajusta a tua forma de comunicar.

O Google já nos disse, em abril de 2015, que 88% dos consumidores nos EUA fazem uma pesquisa online antes de fazerem qualquer compra, mesmo offline. Esta é uma tendência mundial e, por cá, mesmo que o número não seja tão elevado é já bastante alto.

Por isso, se tens uma loja online relacionada com a moda procura adequar as tuas publicações no blog aquilo que é revelado pelos dados. Se tens uma pequena empresa local, comunica e faz publicidade no Facebook tendo em consideração todos estes novos elementos.

Em todo o qualquer caso, vai sempre aprendendo com as experiências que fazes e percebendo qual o rumo da sociedade.

Já pensaste como são as conversas das tuas clientes (ou dos teus clientes) ou potenciais clientes no Facebook, quando te entram na loja ou quando falam contigo? Mais importante que as tuas respostas são as dúvidas que elas, ou eles, apresentam.

O que aprendeste hoje com os teus clientes?