Numa visita de rotina a uma loja online de um cliente nosso, apercebemo-nos de uma mensagem de erro ao ver a página de um produto:
Could not open the page, too many redirects
“C’um catano, o que é que se passou aqui?” pensei eu. Tentei entrar outra vez na página, e a mensagem mantinha-se… Mas os outros produtos funcionavam…ou não? Alguns não apresentavam erro, mas exibiam a informação de outros produtos. Ouch!!!
Liga a sirene e vamos ver o que se passa.
Depois de analisar logs, alterações em ficheiros, limpar cache, alterar permalinks e analisar .htaccess a situação mantinha-se. Até que me lembrei de uma mensagem que tinha visto no grupo de discussão da comunidade WordPress Portugal do Facebook:
Yep, bate certo, mesma altura, mesmo plugin (WooCommerce) e mesmo comportamento. Deve ser isto.
Felizmente, o Sérgio tinha deixado um link para uma discussão sobre este problema.
A solução do problema até é bastante simples, mas é necessário aceder à base de dados da tua instalação. Para tal, podes aceder via cPanel e escolher a opção phpMyAdmin:
Em seguida, pssas para outro ambiente (de gestão da tua base de dados). No lado esquerdo, podes ver a base de dados da tua instalação, deves selecioná-la.
Depois procura pela opção ‘Pesquisar’ no topo da secção do lado direito e pesquisa por ‘_wp_old_slug’ (sem as apas) seleccionado ‘Todas as tabelas’:
Ao pesquisar, serão devolvidos os resultados, em princípio deverá encontrar as referências dentro da tabela nnn_postmeta:
Vamos então ver que referências são estas – clica em Procurar:
Cá estão os nossos produtos. Apaga a referência que pertence aos produtos em causa (os tais que dão erro, ou redireccionam para outros produtos).
Et voilá, assim se resolve um problema que queria dar-nos cabo da cabeça. Este é um daqueles casos em que agradecemos à comunidade e à partilha de conhecimento.
Ainda bem que costumamos fazer rondas nos sites dos nossos clientes. E tu? Fazes ronda à tua loja?
Não sejas morcão e bai mazé ber a tua loja!!!