Kaksi Media

Ó morcão, bai-me á loja

Numa visita de rotina a uma loja online de um cliente nosso, apercebemo-nos de uma mensagem de erro ao ver a página de um produto:

Could not open the page, too many redirects

“C’um catano, o que é que se passou aqui?” pensei eu. Tentei entrar outra vez na página, e a mensagem mantinha-se… Mas os outros produtos funcionavam…ou não? Alguns não apresentavam erro, mas exibiam a informação de outros produtos. Ouch!!!

Liga a sirene e vamos ver o que se passa.

Depois de analisar logs, alterações em ficheiros, limpar cache, alterar permalinks e analisar .htaccess a situação mantinha-se. Até que me lembrei de uma mensagem que tinha visto no grupo de discussão da comunidade WordPress Portugal do Facebook:

sergio

Yep, bate certo, mesma altura, mesmo plugin (WooCommerce) e mesmo comportamento. Deve ser isto.

Felizmente, o Sérgio tinha deixado um link para uma discussão sobre este problema.

A solução do problema até é bastante simples, mas é necessário aceder à base de dados da tua instalação. Para tal, podes aceder via cPanel e escolher a opção phpMyAdmin:

phpmyadmin

Em seguida, pssas para outro ambiente (de gestão da tua base de dados). No lado esquerdo, podes ver a base de dados da tua instalação, deves selecioná-la.

Depois procura pela opção ‘Pesquisar’ no topo da secção do lado direito e pesquisa por ‘_wp_old_slug’ (sem as apas) seleccionado ‘Todas as tabelas’:

slug-old

Ao pesquisar, serão devolvidos os resultados, em princípio deverá encontrar as referências dentro da tabela nnn_postmeta:

search

Vamos então ver que referências são estas – clica em Procurar:

delete

Cá estão os nossos produtos. Apaga a referência que pertence aos produtos em causa (os tais que dão erro, ou redireccionam para outros produtos).

Et voilá, assim se resolve um problema que queria dar-nos cabo da cabeça. Este é um daqueles casos em que agradecemos à comunidade e à partilha de conhecimento.

Ainda bem que costumamos fazer rondas nos sites dos nossos clientes. E tu? Fazes ronda à tua loja?

Não sejas morcão e bai mazé ber a tua loja!!!

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

passionate about the internet. social media lover and wordpress geek.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.