O que uma marca deve ter: Uma missão

homem a escalar na neve

Uma marca está longe de ser apenas um logotipo ou um nome. Uma marca é tudo aquilo que ela representa na sociedade, junto dos fornecedores e, acima de tudo, dos clientes.

Ter um nome sonante, ‘orelhudo’, ou um logotipo agradável ao olhar são elementos relevantes na forma como uma marca é percepcionada. Podem ajudar ao negócio, até mesmo conquistar alguns clientes iniciais mas não são suficientes para os fidelizar e para que ajudem a chegar a novos consumidores através da mais velha forma de fazer publicidade: o boca a boca.

Uma marca deve ter algo mais.
A começar por uma missão.

A Missão

Podíamos chamar-lhe apenas objectivo mas optamos por missão. O sentido de comprometimento parece maior quando usamos esta palavra. Até porque o objectivo de qualquer negócio ou empresa é apenas um: vender produtos ou serviços.

Uma missão, bem entendido, é algo mais. Lá dentro cabe o inevitável objectivo final mas também algo mais, como o sentido da existência e a responsabilidade para com a sociedade.

A missão do teu negócio pode e deve ser algo simples. Pode ser apenas o cumprimento de um sonho, pessoal ou colectivo, ou alcançar um qualquer patamar, seja de vendas, de pessoas que passaram a usar os teus produtos, ou objectivos atingidos.

Ter uma missão é fundamental. Para ganhar perspectiva. Como um extra de motivação para quando as coisas correm menos bem. Como forma de dar nova vida à chama quando esta ameaça apagar.

Toda a equipa, desde a administração ao funcionário que está no seu primeiro dia de trabalho, deve sentir vontade de cumprir a missão da marca. E esta deve ser relembrada todos os dias.

Uma marca sem uma missão pode ter existência, pode até ter sucesso pontual, mas não terá alma para se envolver com a sociedade. E é nesta que estão os seus clientes.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.