O que é e para que serve o plugin Portugal Chronopost Pickup network for WooCommerce

O que é e para que serve o plugin Portugal Chronopost Pickup network for WooCommerce

Este plugin nasceu da mesma forma que tantos outros na comunidade WordPress.

Tínhamos uma comichão e precisamos de a coçar.

É possível que já tenhas ouvido uma história parecida. Talvez seja a tua história, de vez em quando.

Uma loja online cliente da Kaksi Media tinha um problema comum a muitas outras:

  • dificuldades na entrega de encomendas. 

É uma circunstância corriqueira que já terá acontecido a todos nós, mesmo como clientes.

  • Nuns casos a cliente não está em casa e é necessário programar nova entrega, com o transtorno óbvio para quem deseja receber a encomenda.
  • Noutros casos a entrega é feita no endereço profissional, onde, por vezes, há dificuldades:
    • A cliente não está na empresa no momento da entrega e ninguém aceita receber o pacote;
    • As chefias não vêem com bons olhos a chegada de encomendas particulares.
  • Há ainda aquelas circunstâncias em que a própria cliente não deseja receber as encomendas no local de trabalho. Muito menos em casa de vizinhos.

Sem esquecer os momentos em que há conflitos na gestão de horários, entre a disponibilidade de quem recebe e o percurso de quem entrega.

Uma maçada, com tudo o que isto significa.

Os problemas que esta situação provoca

Tudo isto leva a adversidades no sistema de entrega, perda de tempo na resolução deste tipo de questões, mais uns quantos passos burocráticos e, por vezes, a ocorrência de reclamações por parte de clientes desagradados com o serviço.

Mesmo quando a loja online não é responsável pelos eventuais atrasos.

Tempo e energia desperdiçados.

O problema ameaça ficar ainda pior com o aumento progressivo do número de encomendas de lojas online a circular.

Mais obstáculos, novas complicações, mais clientes insatisfeitos. De um momento para o outro, a loja arrisca perder consumidores para a concorrência.

E se houver uma solução para isto?

Imagina um cliente a fazer uma compra no teu site.

Selecciona os produtos e coloca-os no carrinho. Verifica se está tudo conforme deseja e segue para finalizar a encomenda.

Preenche os dados habituais e na selecção do local de entrega não coloca nem a morada da residência, nem a profissional, nem a do familiar mais próximo…

Escolhe levantar a encomenda num estabelecimento comercial das redondezas, onde passa todos os dias ou com grande regularidade. Calha até que esse local está aberto a horas que lhe são favoráveis.

Paga a encomenda e fica descansado.

Fácil, não é?

Não só o cliente ficou contente com as compras realizadas, como pode recolher a encomenda num local que lhe dá jeito, sem os inconvenientes atrás relatados.

É isto que o plugin Portugal Chronopost Pickup network for WooCommerce faz:

  • Resolve o problema de quem vende ao disponibilizar às lojas online aderentes o serviço Pickup da Chronopost em Portugal;
  • Resolve o problema de quem compra ao oferecer a possibilidade de escolha de entre um elemento números de locais disponíveis.

Por esta altura estarás a perguntar o que precisas de fazer para ter esta solução. Já lá vamos.

O que é a rede Pickup

Trata-se de uma rede, em crescimento, com mais de 500 pontos em todo o país.

O plugin para os pontos pickup permite que as pessoas possam selecionar um de entre vários pontos próximos de onde residem ou trabalham e assim possam recolher as encomendas num local e horário que lhes seja mais conveniente (tendo em consideração o horário de funcionamento desse ponto pickup).

O ponto Pickup de entrega é selecionado na área de finalização das compras.
A selecção do ponto Pickup de entrega é feita na área de finalização das compras.

 

O serviço integra ainda um sistema de alerta por SMS e email, com informação sobre a entrega da encomenda no ponto escolhido.

No momento em que a encomenda chega ao ponto pickup de destino, o cliente recebe um SMS de alerta, dispondo de 10 dias úteis para efectuar a sua recolha. É enviado um segundo SMS dois dias antes do prazo terminar e da encomenda ser devolvida à origem.

Para beneficiar do serviço Pickup é necessário celebrar um contrato de distribuição com a Chronopost.

Chegados aqui há um aspecto relevante a ter em conta:

O plugin Portugal Chronopost Pickup network for WooCommerce não é um método de envio mas sim uma extensão destes. 

Por isso, a haver taxas de entrega, estas têm de ser aplicadas no método de envio e são determinadas pelos administradores da loja online.

 

As taxas, se houver, são definidas no método de envio.
As taxas, se houver, são definidas no método de envio.

 

Simple. Bem mais que a criação do plugin…

O processo de criação deste plugin

Quando a cliente da Kaksi Media, a Tua PT Store, contou a sua história, percebemos que este era um problema a resolver.

A Chronopost não tinha um plugin de integração com o WooCommerce, nem havia sinais de que o pudesse desenvolver.

Sem unhas para tocar esta guitarra, fomos bater à porta de quem tem provas dadas no desenvolvimento de integrações com WooCommerce.

O ‘bater à porta’ foi em sentido figurado. O que fizemos foi usar o email e o telefone para falar com Marco Almeida, da Webdados.

Abordados os detalhes sobre o que o plugin poderia ser, o seu alcance e limites, bem como os custos relacionados com o seu desenvolvimento, recebemos luz verde da cliente para avançar.

Num abrir e fechar de olhos, Marco Almeida estava a contactar a Chronopost. Deu conta da intenção de criar o plugin, procurou apurar da existência de algum obstáculo e, se não houvesse nenhum, saber de que forma poderia ser feita a comunicação entre o plugin e o webservice da Chronopost.

A empresa de logística mostrou-se sempre disponível no processo de desenvolvimento e na cedência dos elementos gráficos para uma correcta identificação do serviço.

Tínhamos tudo pronto para continuar.

Um plugin simples de utilizar…

O desenvolvimento foi rápido. Um pouco mais demorados foram os testes com as versões do WooCommerce compatíveis com as zonas de envio (3.0 ou superior).

A ideia foi sempre proporcionar a melhor experiência de utilizador.

É um plugin simples, sem opções complexas e mesmo a configuração opcional do Google Maps é algo que se faz com facilidade em 5 minutos.

O plugin ‘cola-se’ aos métodos de envio existentes para Portugal e pergunta se a loja pretende utilizar os pontos de envio Chronopost Pickup. O utilizador só tem de responder sim ou não.

O plugin 'cola-se' aos métodos de envio existentes para Portugal e pergunta se a loja pretende utilizar os pontos de envio Chronopost Pickup
O plugin ‘cola-se’ aos métodos de envio existentes para Portugal e pergunta se a loja pretende utilizar os pontos de envio Chronopost Pickup.

 

Além disso, tem uma grande vantagem.

… e gratuito para todos

Com tudo pronto, devidamente testado e traduções feitas, chegou a hora de submeter o plugin ao directório do WordPress.

Desde o início a intenção foi disponibiliza-lo gratuitamente para a comunidade de utilizadores do WordPress em Portugal. 

Email para cá, email para lá, algumas questões relacionadas com o uso do nome da empresa levaram a uma alteração do título do plugin. Mais um email e outro…

Por fim, chegou ao directório de plugins do WordPress.

Está disponível para quem o desejar. Basta que tenham a Chronopost como distribuidora das encomendas que são feitas na vossa loja online.

Da parte dos autores do plugin, a Webdados e Kaksi Media, há o compromisso de manter o plugin actualizado, adequando-o à evolução do WooCommerce.

Agora é a tua vez de ofereceres aos teus clientes uma forma simples, prática e eficiente de receberem as encomendas que fazem na tua loja online.

De que estás à espera…?

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.