Como aproveitar o poder de uma página de obrigado para aquecer o namoro com um potencial cliente

José FreitasEcommerce, Email marketing

Como aproveitar o poder de uma página de obrigado para aquecer o namoro com um potencial cliente

A página de Obrigado depois de alguém subscrever a tua newsletter é, muitas vezes, negligenciada.

E assim podes estar a perder uma boa oportunidade de conquistar um cliente.

Quando bem formulada e construída, esta página representa mais um passo no aprofundar do relacionamento com a pessoa que acabou de assinar a newsletter. É como aquele surpreendente chocolate que nos oferecem a acompanhar o café depois de uma boa refeição.

Quando mal concebida ou nem sequer existe, é uma boa forma de começarmos a estragar um namoro logo depois de ter começado.

A verdade é que a maior parte dos sites, que integram um sistema de captação de subscritores de newsletters, usa mal ou não usa o poder de uma página de obrigado.

O problema reside no facto de não pedirem aos novos subscritores que dêem mais um pequeno passo, logo quando eles estão mais receptivos a isso.

Vejamos.

Quando alguém subscreve a tua newsletter está a criar um relacionamento com a tua marca.

Pode ser porque:

  • deseja saber mais sobre a tua empresa;
  • está interessado nos teus produtos e/ou serviços;
  • quer obter uma oferta tua, como um PDF, uma lista de verificação ou uma amostra.

Nesse momento, antes mesmo de receberem o email para a confirmação (o double opt-in), são – ou deveriam ser – encaminhados para a página de obrigado.

Porque acabaram de estabelecer um relacionamento contigo, estarão mais receptivos a dar um passo extra e a realizar um pedido que lhes faças. Desde que seja algo simples e dentro do razoável.

Imagina um casal que acaba de iniciar um namoro… se um dos elementos pedir ao outro para fazer um pequeno passeio no parque que está mesmo ali ao lado, é altamente provável que a resposta seja ‘sim’.

É sobre as formas de poderes acentuar esse relacionamento que vamos conversar.

No final, terás algumas sugestões e ideias para envolver e activar os teus novos subscritores e fazer com que fiquem mais próximos do teu objectivo final: tornarem-se clientes.

via GIPHY

O que é uma página de obrigado?

A página de obrigado é aquela para onde são reencaminhadas as pessoas que acabaram de subscrever a tua newsletter. É um elemento essencial numa estratégia de email marketing perfeita.

É ainda aquela página para onde são redireccionadas as pessoas que acabaram de fazer uma compra numa loja online.

O seu objectivo principal é agradecer essa subscrição ou compra.

Na maior parte dos casos, essa página de obrigado não existe ou é básica e sem aproveitamento. É um simples ‘obrigado por subscrever’ ou ‘obrigado pela sua compra’.

É pouco. Se este é o teu caso, recomendamos que vás mais longe e a utilizes de outra forma, para que represente um valor acrescentado para a tua empresa, levando as pessoas a um melhor envolvimento com a marca.

As pessoas tendem a comportar-se de forma consistente com uma acção anterior. Assim, quando alguém corresponde a um pequeno pedido, como é a subscrição da newsletter, estará mais receptivo a concordar em realizar uma nova acção.

O que podes então fazer para beneficiar do poder desta página e do seu contexto?

Vais encontrar aqui uma ou mais estratégias que podes usar para o teu caso particular…

Pede partilha nas redes sociais

É muito provável que os subscritores da tua newsletter tenham participação numa ou mais redes sociais. Dependendo do género do teu site ou empresa, também deves estar presentes numa ou outra dessas redes.

É possível que algum novo subscritor ainda não te siga nas redes sociais, por isso podes sempre pedir que o faça. Mas podes ir um pouco mais longe…

Como fazer

Além do pedido para ‘gostar’ ou ‘seguir’ nas redes sociais que usas, podes pedir para partilharem algo sobre a tua página, oferecendo a possibilidade de enviar um tweet ou fazer uma publicação no Facebook, fornecendo botões para o fazer de forma simples e rápida.

Usa o poder das redes sociais

Usa o poder das redes sociais

Pede referências junto dos amigos e familiares

Todos sabemos que não há nada melhor que a publicidade ‘boca a boca’. Uma recomendação de um familiar ou amigo vale sempre mais que um anúncio promocional.

Há uns anos, um estudo da Ogilvy, Google e TNS revelou que o principal ponto de influência numa decisão de compra era o ‘boca a boca’, com 74%.

Em resumo, este tipo de recomendação é um factor poderoso no relacionamento das pessoas com as marcas.

Como fazer

Na página de obrigado inclui um pedido de referência que o novo subscritor pode fazer enviando um email para um familiar ou amigo, sugerindo o teu site. Podes mesmo oferecer um texto pré-formatado que faça com que a pessoa tenha apenas de inserir o email dos destinatários e carregar em ‘Enviar’.

Usa o poder do boca-a-boca

Mostra autoridade usando testemunhos

Se já tens uma presença consolidada, incluindo clientes satisfeitos, faz uso desses trunfos, apresentando testemunhos na página de obrigado.

Se fores uma autoridade no teu sector, não precisas de o dizer, faz com que outros o digam por ti. Além disso, um elogio é sempre melhor que um auto-elogio. Por muito cuidado que tenhas, este último pode soar um pouco gabarolas.

Como fazer

Insere pequenos testemunhos de clientes que tenhas ajudado. Não com elogios directos à tua empresa mas sim indicando como a tua empresa os ajudou a crescer.

Podes ainda apresentar logótipos de empresas clientes, se estas autorizarem e forem marcas com notoriedade, ou de sites e meios de comunicação em que tenhas sido referenciado.

Na dúvida entre os testemunhos e os logótipos? Usa os testemunhos.

Oferece cupões de oferta ou descontos

Se venderes produtos, seja numa loja online ou física, podes oferecer um cupão de oferta de um produto ou um desconto em percentagem numa compra.

Esta é uma técnica que tem de ser usada com cuidado e uma certa moderação. Mas pode trazer excelentes resultados nalgumas circunstâncias.

É algo que representa uma forma de premiar por comportamento. Como aquele café que, na época de Natal, te oferece uma fatia de bolo-rei, como recompensa por lá tomares café todos os dias.

Como fazer

Integra um cupão de oferta ou desconto na página de obrigado, com um código que pode ser usado na loja online, ou um cupão que pode ser apresentado na loja física.

Se o teu caso não corresponde a uma destas possibilidades podes oferecer um serviço de apoio ou consultoria através de uma chamada telefónica de 10 minutos.

Usa o poder dos descontos e ofertas

Faz links para os melhores conteúdos do teu site

Nem todas as pessoas que subscrevem a tua newsletter estão no mesmo ponto de envolvimento com a tua empresa. Alguns já a conhecem há muito mas só agora sentiram necessidade de subscrever a newsletter. Outros estão a ter o primeiro contacto com o teu site e decidiram avançar de imediato.

É por isso que faz sentido incluires na página de obrigado links para um a cinco artigos ou páginas no teu site.

Como fazer

Podes apenas seleccionar alguns dos melhores conteúdos do teu site, criados no âmbito de uma estratégia de conteúdo bem orientada, e criar links para esses artigos ou páginas.

Por outro lado, tens a possibilidade de segmentar ainda melhor o teu público o oferecer um artigo exclusivo a quem subscreve aquela newsletter.

Motiva o envolvimento online

Todos sentimos a necessidade de integração com outras pessoas. Em particular aquelas com quem partilhamos interesses e gostos.

Com as redes sociais e fóruns é possível oferecer um ambiente saudável de contacto entre pessoas com motivações similares. Desta forma estás ainda a criar um sentimento de comunidade junto dos teus subscritores de newsletter.

Como fazer

Na página de obrigado convida as pessoas a juntarem-se à tua página ou grupo no Facebook – ou a outro meio online – e a fazer, de imediato, uma breve apresentação de quem são e o que fazem. Não te esqueças de apoiar esse envolvimento, criando interacção com essa pessoa, para que se sinta bem-vida.

Faz um inquérito

Os inquéritos podem ser uma extraordinária ferramenta para obter a opinião e as preocupações de pessoas que fazem parte do teu público (foi por isso que elas subscreveram a tua newsletter).

Desta forma podes obter excelentes informações para ajudar essas pessoas mas também para orientar os teus produtos e serviços. Um bom inquérito, com as perguntas certas, ajuda a descobrires o que motiva, preocupa as pessoas, bem como os problemas que querem resolver.

É uma forma dos teus subscritores sentirem que têm uma vez e que os estás a escutar.

Como fazer

Cria um inquérito curto, simples, com algumas respostas fornecidas por opção mas outras abertas e que levem as pessoas a revelar alguns dos seus objectivos. O segredo está nas questões, que têm de ser orientadas a cada caso.

Usa o poder dos inquéritos

Conclusão

Uma página de obrigado deve ser muito mais que apenas um agradecimento.

É uma forma de acentuar o relacionamento com um novo subscritor da tua newsletter. Essa pessoa acaba de chegar à tua estratégia de email marketing para conquistar clientes e fãs. A partir daqui, o resto da sua acção com a tua empresa depende, em grande parte, do que fizeres.

Agora selecciona um ou dois deste métodos e aplica-os nas tuas páginas de obrigado.