Porque deves actualizar o WordPress sempre que há uma nova versão

actualizar

O lançamento de uma nova versão do WordPress deve ser encarado como o momento em que podes abrir a caixa de um brinquedo novo. Podes e deves começar logo a usar mas com cuidado. Afinal, por muito familiar que te pareça há algumas coisas novas a ter em consideração.

Mas que estas eventuais cautelas não te impeçam de actualizar o WordPress logo que possível. Pode não ser no próprio dia do lançamento ou no dia seguinte mas não deixes que o tempo te faça esquecer essa tarefa, que deve merecer o carimbo de ‘Total Prioridade’.

Esta é uma preocupação que existe apenas nas grandes actualizações. Nas pequenas, aquelas versões intermédias, não há problema. O WordPress actualiza-se de forma automática. É assim desde a versão 3.7. A menos que tu ou o teu sistema de alojamento tenham escolhido não fazer as auto-actualizações.

Não nos podemos esquecer que todos os dias há evoluções tecnológicas e com elas surgem novos bugs, erros, vulnerabilidades que não tinham, até aí, sido detectadas. Mas há, acima de tudo, melhoramentos no software que ajudam a garantir uma qualidade superior e uma performance mais agradável.

Ignorar as actualizações significa não aproveitar o que de melhor o WordPress tem para oferecer e desprezar ferramentas que podem reforçar a qualidade do teu website e ampliar a experiência dos teus visitantes. Além de constituir um risco de segurança, facilitando a vida aos bandidos da Internet que não olham a meios para lucrar com o teu trabalho árduo.

Por norma, o WordPress regista, por ano, três actualizações de grande dimensão. Significa que apenas em três momentos de um longo ano tens de te preocupar com este aspecto. Não sei o que pensas do assunto mas, por mim, acho que é um número sensato e adequado para garantir que posso oferecer um website melhor e mais seguro aos meus visitantes.

Mas, lá está, cada caso é um caso. E tu? Gostas de prestar um serviço de qualidade aos visitantes do teu website?

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.