Tenho uma pequena empresa e, no meu website promovo produtos que vendo. Mas não faço venda online. Com que frequência devo actualizar o meu site?
Deve actualizar sempre que recebe produtos novos que deseja promover. Se receber todos os dias, deve tentar actualizar o site todos os dias, informando os seus clientes da chegada de novo artigos.
Em todo o caso, e mesmo que receba novos artigos de forma pontual, deve actualizar o site, pelo menos, uma a duas vezes por semana. Por exemplo, pode informar os clientes da existência de promoções ou de que um determinado artigo está a esgotar.
Cultive uma rotina de visitas ao seu website.
Mudei o aspecto dos meus elementos físicos de marketing, como os cartões, sacos, etc. Devo reflectir essas mudanças no meu website?
Claro. Todo o seu marketing deve ser consistente em todas as suas presenças, seja no mundo real ou online. Não deve haver qualquer confusão entre os seus clientes sobre qual é o seu logotipo, cores, etc.
A realidade é que não tenho nada para dizer. Pelo menos todas as semanas.
Tem a certeza que não tem nada a dizer sobre o seu negócio, sobre a sua empresa, sobre o que está a fazer, o que está a vender melhor, os seus planos?
Se está no ramo empresarial tem de ter algo para dizer em abono e benefício da sua empresa ou actividade.
Pense por um instante. Suponha que uma pessoa que nunca viu na vida lhe pergunta o que tem na sua empresa que a ele, potencial cliente, possa interessar. Já tem por onde começar. Agora suponha que todas as semanas encontra essa pessoa, agora já cliente regular, e que ele repete a mesma pergunta que lhe fez da primeira vez. Vai ficar calado? Vai dizer que não tem nada de novo? Vai arriscar, assim, a perder o cliente ou vai explicar as vantagens de um certo produto que ele ainda não tem? Vê como tem alguma coisa para dizer.
Ok, mas uma coisa é explicar do ponto de vista oral, a outra é escrever, tirar fotografias e colocar tudo como vejo noutros websites.
Compreendemos, nem todos estamos vocacionados para escrever e para fazer gestão de conteúdos. Ora é para isso que existem empresas dedicadas a essa missão, como a nossa. São empresas que, em coordenação consigo, vão procurar criar conteúdos, textos e imagens, destinados a chamar a atenção para os seus produtos, comunicar e, até mesmo, cativar.
Fica caro actualizar o website com a frequência desejada?
Se usar os seus recursos, meios humanos e técnicos, internos ficará mais barato do que optar por um parceiro externo. Tem é de analisar se os seus recursos humanos têm as competências adequadas e necessárias aos seus objectivos. E se, entre outras tarefas, têm tempo para isso.
Lembre-se de que os conteúdos necessários para essa actualização têm de ser trabalhados com qualidade, numa estratégia de curto – médio – e longo prazo, visando três objectivos:
- chamar a atenção
- comunicar
- cativar
Não deve ver a actualização regular e com qualidade do seu website como um custo mas sim como um investimento.
E, em rigor, não é um investimento tão elevado como poderá estar a pensar. Sobretudo se estabelecer um contrato de média – longa duração com a empresa que seleccionar.