Kaksi Media

Porque não deves confiar no teu browser para guardar as senhas de acesso

senha

“Não preciso de gestores de passwords. Guardo-as no sistema do browser”. A frase cheia de certezas veio em jeito do comentário do artigo no qual aconselhamos a utilização de uma aplicação para a criação e gestão das senhas de acesso aos vários sites e serviços online.

Depois da primeira fase veio, sem dar tempo a uma eventual contestação, uma outra certeza. “Ainda por cima agora não é preciso ter preocupações com a mudança de computador, de casa para o trabalho, porque os browsers têm formas de sincronizar”.

Ambas, sejamos rigorosos, são verdadeiras. Os melhores browsers do mercado oferecem a possibilidade dos utilizadores guardarem a suas senhas e já integram forma de as sincronizar entre vários dispositivos.

A juntar a tudo isto há uma questão de conveniência. Vejamos. Estás a navegar na internet e o browser oferece-se para guardar a tua senha para o email. Ou o Facebook. Ou outro qualquer website. Do alto da tua preguiça, e tudo gira em redor da preguiça, pensas que é uma boa ideia e confirmas. Das próximas vezes que quiseres entrar no site fica tudo mais fácil.

Assim sendo, o problema fica resolvido. No computador de casa e no computador do trabalho estás safo. No smartphone a coisa não é tão fácil mas também se compõe.

A porca só torce o rabo se um dia quiseres aceder a um desses sites no computador do café, do hotel ou na máquina de um amigo. Bom, pensas, isso só vai acontecer de forma muito pontual.

Mas, também nesta história há um ‘mas’, nem tudo é assim tão ajustado à tua preguiça.

Já te perguntaste onde é que o browser guarda as tuas senhas para as servir numa bandeja quando as pedes?

São, de uma forma ou outra, guardadas no teu computador. Mesmo que encriptadas, alguém com conhecimentos médios de informática poderá chegar até elas. Podem ainda ser reveladas a pessoas mal intencionadas se o teu computador for alvo de um ataque de malware bem sucedido.

Além disso tens as pessoas que trabalham ao teu lado e podem acabar por ter acesso à máquina que habitualmente utilizas.

O melhor é evitar guardar as senhas no sistema oferecido pelo browser, seja ele qual for. Neste domínio há uns que funcionam melhor que outros mas nenhum deles é tão bom como usar um sistema de gestão de palavras-passe.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.