Kaksi Media

Queres uma estratégia de link building simples?

liderança

“Queres uma estratégia de link building simples?

Exemplo: tens um website que vende sapatos de vela – tens uma página para esse produto toda configurada para SEO. Como arranjar links? Procuras pelas primeiras 100 páginas no Google, Bing e Yahoo com essa palavra chave. Depois deixas comentários utilizando o URL da tua página de sapatos de vela apenas. Será que resulta?”

Esta questão é igual a muitas outras que nos colocam quando nos pedem ajuda a ganhar reconhecimento no mundo online.

Há muitos anos, a internet era conhecida como a ‘auto-estrada da informação’, lembram-se? E nessa auto-estrada, quanto mais saídas tivessemos para o nosso destino/site melhor.

É essa a importância dos links para o nosso website: representam mais hipóteses de nos visitarem. Quando vamos do Porto para Lisboa existem várias saídas na zona da Mealhada. Será que se não fosse o Leitão existiriam tantas saídas? Duvido.

Os links para o nosso site também refletem credibilidade/importãncia.

No mundo digital, livre e democrático, qualquer um pode reconhecer mérito, credibilidade, confiança e autoridade. Por norma este reconhecimento vem em grande parte através do sistema de links que podem funcionar quase como um sistema de votos. No entanto, não existe a regra de um link corresponder a um voto. Por forma a detetar possíveis abusos, os motores de busca utilizam algoritmos que distinguem e analisam os diversos links que apontam para determinado site.

Acreditamos numa política de publicação de conteúdos como forma de angariar mérito, credibilidade, confiança e autoridade. Dá muito mais trabalho tentar angariar os links manualmente, por exemplo, “procurando pelas primeiras 100 páginas no Google, Bing e Yahoo com essa palavra chave. Depois deixas comentários utilizando o URL da tua página“, do que apostar na criação de valor.

Experimentem ouvir alguém que fala, escreve ou opina conteúdos interessantes, ou alguém que passa o dia a dizer “eu já disse”, “eu já escrevi”, eu, eu, eu.

Ser popular

é difícil mas é muito importante. Quanto mais popular, mais links terás, e quanto mais links(referências) tiveres mais importante será o teu site. Sê popular ajudando os teus visitantes. Quando ajudas alguém, é provável que te venham a referenciar mais tarde. Quanto mais ajudas…mais probabilidades tens.

Diz-me quem te linka

Atenção aos links que angarias para o teu site. Se vários sites inúteis, sem relevância e até de spam linkarem para o teu site, é provável que sejas classificado também de inútil, irrelevante e até de spam.

Mas se conseguires referência de sites de empresas da indústria em que operas, ou de key players… bem já sabes.

Ser social

Hoje em dia, uma das maiores fontes de informação por referência provém das redes sociais. Sendo assim, deves preparar o teu conteúdo pars ser partilhado nas redes sociais, não só disponibilizando botões de partilha, como ajustar imagens e texto para cada uma das redes.

Sendo assim, acho que é fácil responder à pergunta inicial:

Como arranjar links? Procuras pelas primeiras 100 páginas no Google, Bing e Yahoo com essa palavra chave. Depois deixas comentários utilizando o URL da tua página de sapatos de vela apenas. Será que resulta?

Não, não resulta. Se vais visitar os sites, aproveita para ler os comentários. Tenta saber quais os problemas que a indústria apresenta e para o qual não tem resposta. Procura providenciar essa resposta, serviço ou solução.

Mas não gastes o teu tempo a linkar todos os sites para o teu conteúdo. Acredita, mais cedo do que pensas alguém te encontrará e partilhará o teu conteúdo.

É assim que trabalhamos, mas isso já tu sabias, certo?

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

passionate about the internet. social media lover and wordpress geek.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.