Não te esqueças de regar o teu jardim…perdão, website

regar jardim

É frequente pedirem-nos conselhos sobre as boas práticas para conseguir destacar um website nas pesquisas Google.

Todos procuram a ‘fórmula mágica’, aquela maneira que sem ‘estorvar’ o meu dia-a-dia me garante aparecer na primeira posição para qualquer pesquisa sobre qualquer assunto da minha área de atuação.

Lembrei-me deste assunto enquanto regava o jardim, tarefa que executo todos os dias sem falha (exceto quando chove 😉 ).

Manter um jardim obriga a rotinas, dedicação e gosto. São várias as rotinas, desde o regar diariamente, arrancar as ervas daninhas, entre outras tarefas. Semanalmente, cortas a relva e cuidas de alguns problemas como peladas ou outras doenças. Ocasionalmente aplicarás adubos ou outros produtos para fortalecerem a relva.

Se fores dedicado, não falharás no cuidado do teu jardim, e mesmo que necessites de estar ausente por causa de férias ou outro assunto, seguramente que irás pedir a alguém que te substitua na tua ausência. Alguém que cuide do teu espaço.

Quanto ao gosto, bem isso não há dúvidas: tens mesmo de gostar de cuidar do jardim, senão rapidamente o teu jardim ficará abandonado (e feio), porque ninguém aguenta muito tempo a fazer algo que não gosta.

Ao fim de algum tempo, conjugando estes 3 fatores, é quase garantido que terás um belo jardim.

jardim

Pode não ser o melhor jardim da tua rua, mas seguramente que te sentirás orgulhoso do tempo e paixão que lá colocaste.

Agora chegamos ao meu conselho: Faz do teu website o teu jardim. Cuida-o com rotinas, dedicação e gosto.

Rega-o frequentemente com artigos (exceto quando chove 😉 ), trata da manutenção diária seja respondendo a comentários, eliminando trolls, verificando se tudo está a funcionar. Ocasionalmente, corta o excesso de relva, ou melhor, analisa se tens conteúdos que não trazem nenhum benefício ao site e não os repitas, por outro lado, aduba-o com assuntos que sabes que atraem mais leitores.

Dedica-te ao teu website e quando não puderes estar presente, entrega a responsabilidade da manutenção a alguém da tua confiança. Não basta agendares as regas, lembra-te que as daninhas estão à espreita, por isso necessitas mesmo que alguém se encarregue da manutenção.

E por fim, aplica o coração naquilo que fazes, e seguramente que atrairás visitantes ao teu website. A Google estará atenta ao teu trabalho, dedicação e gosto. Não te preocupes.

Se não encontras em ti estes 3 fatores, seja por falta de tempo, ou porque preferes entregar estes assuntos a profissionais, lembra-te que nós temos a rotina de começar o dia a regar o nosso jardim e o dos nossos clientes, com dedicação e muito gosto.

Mas isso já tu sabias, certo?

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

passionate about the internet. social media lover and wordpress geek.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.